• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Morreu às 15:20h de quarta-feira, 31, em Teresina, o desembargador José Gomes Barbosa, de 75 anos. Ele estava internado há 16 dias com pneumonia,desembergador1112012 doença que provocou sua morte.

 

Nascido em no dia 27 de outubro de 1937 na Fazenda Passarinho, em Campo Maior (82 km d e Teresina), o desembargador foi juiz de Parnaíba, Alto Longá, Castelo do Piauí, Jerumenha e foi corregedor geral do Piauí e presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Sua viúva, Maria Lucia, com quem teve 8 filhas – Josélia, Patrícia, Rosane, Mirya, Julia, Fernanda, Diana e Mariana.

 

O velório do desembargador está acontecendo na Pax União, no Bairro Piçarra, na zona Sul de Teresina e seu sepultamento será realizado às 10:30h dessa quinta (01) no cemitério Jardim da Ressurreição.

 

Biografia

José Gomes Barbosa

Desembargador José Gomes Barbosa nasceu na Fazenda Passarinho, município de Campo Maior (PI), a 24 de outubro de 1937. Filho de Antônio Barbosa e Silva e Maria Gomes Barbosa. Cursou o primário na Escola Rural da localidade Água Branca, município de Campo Maior (PI) e na Escola Municipal em Teresina (PI). O ginasial foi cursado no Colégio Demóstenes Avelino e Escola Técnica de Comércio do Piauí.

 

Concluiu o segundo grau na Escola Técnica de Comércio do Piauí, em Teresina (PI). É Técnico em Contabilidade, Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Piauí, em 1969.

 

Solicitador e advogado, respectivamente, com inscrição na OAB-PI. Advogou na Comarca de Teresina, especialmente, como Assistente Jurídico da SUDENE, onde foi também Diretor da Divisão de Administração. Ingressou na magistratura a 28 de fevereiro de 1975, como Juiz de Direito Adjunto da Comarca de José de Freitas-PI, tendo também servindo nas Comarcas de Amarante, Alto Longá, Jerumenha, Castelo do Piauí, Piripiri, Parnaíba e Teresina, onde presidiu o Tribunal Popular do Júri. Na qualidade de Juiz de Direito, respondeu temporariamente pelas comarcas de Pedro II, Piracuruca, Buriti dos Lopes e Luiz Correia. Juiz Eleitoral das Comarcas de Alto Longá, Jerumenha, Castelo do Piauí, Piripiri e Parnaíba. Foi Presidente da Junta Recursal do Juizado Especial de Pequenas Causas. Juiz Membro do Tribunal Regional Eleitoral no biênio 1990/1992. Serviu, por convocação junto à 1º Câmara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça, no período de 1994/1996. Foi supervisor da Escola Superior de Magistratura do Piauí, período de 1992/1995. Em Abril de 1996 foi promovido ao cargo de Desembargador no Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, na vaga do Exmo. Sr. Des. Tomaz Gomes Campelo. Em Fevereiro de 1998 foi indicado pelo Egrégio Tribunal Pleno como Suplente do Presidente do TRE, pelo período de 02 anos. Condecorações: Diploma de Sócio Honorário “Des. Helvídio Clementino de Aguiar”, concedidos pela AMAPI e o Diploma de Sócio Benemérito “Ministro Sousa Mendes Júnior”. Mérito Judiciário “Conselheiro Coelho Rodrigues”, Comenda “Heróis do Jenipapo”, Cola do “Mérito Renascença”, Medalha do “Mérito Agrônomo Francisco Polientes”, Medalha do “Mérito Policial Militar”. Títulos de Cidadania: Alto Longá, Luiz Correia, Floriano, Jerumenha, Altos, Coivaras. Em 17 de outubro de 2000, tomou posse como Conselheiro Titular junto ao Conselho das Autoridades Centrais Brasileiras, designado através da Portaria 902 de 11/10/2000. Em 01 de Junho de 2000, foi eleito Corregedor Geral da Justiça para o biênio 2000/2002. Membro do Conselho da Magistratura. Foi Vice-Presidente do TRE e, atualmente, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Aposentou-se em 23 de outubro de 2007.

 

Meio norte