• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 

Este ano, 2012, é muito especial para todos os fãs dos Beatles, que comemoram 50 anos do primeiro disco “Love me do” (1962), pela jallinson0gravadora EMI.  Foi em 1960 que a banda Quarrymen, formada por  John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, todos guitarristas,  trocou o nome para The Beatles. Depois chegou Ringo Starr, para a bateria. Os garotos de Liverpool conquistaram, na época, a posição de nova sensação musical mundo afora, ocupando espaços na Europa e nas Américas. Eles contribuíram diretamente para a reformulação do rock ‘roll  e ajudaram no surgimento do pop rock. No dia 10 de abril de 1970 a banda The Beatles chegou ao fim.


Nasci no ano que os Beatles lançaram o disco Help (1965), e quando alcancei a adolescência fui tocado pelo som, melodia e harmonia desta banda inglesa, que influenciou diretamente a nossa geração. Pela universalidade da minha cidade natal, Floriano – Piauí, neste período era fluente a musica dos Beatles, como trilha sonora para a dança de salão nas memoráveis tertúlias, que aconteciam nas quadras do Colégio Industrial, Osvaldo da Costa e Silva, 1º de Maio, Lindolfo Uchoa, no Floriano Clube e  algumas residências, em situações mais restritas.


As músicas dos Beatles ocuparam meu coração pela expressão suave de cantar os relacionamentos, as revoltas e os conflitos da minha juventude. Isso me fazia buscar a tradução das letras constantemente. Mas, foi na dança coladinha e lenta que mais convive com os Beatles. A música possui esta capacidade de nos ajudar a relembrar bons momentos na nossa memória e serve como marca no tempo. As composições Yesterday, Hey Jude, Let It Be, Michelle, Something,  Help, A Hard Day's Night, I Wanna Hold Your Hand, Eleonor Rigby e Imagine, com Jonh Lennon,  foram algumas das mais tocadas nas noites boemias daquela saudosa época.


Como o mercado comercial sempre teve vocação para liderança,  Floriano possuía, na época, muitas discotecas, que acompanhavam as tendência musicais e traziam para a nossa cidade os relançamentos nacionais dos Beatles. Então, o caminho estava aberto. A musicalidade dos Beatles será eterna e a sucessão de gerações que admiram a obra da banda confirma isso.

 

Jalinson Rodrigues – jornalista.

 

Da redação