• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Escola de Dança do Piauí - Lenir Argento completa, neste mês de setembro, 27 anos de história e para comemorar esta data serão apresentados escoladedanca2492012espetáculos pelos alunos da própria Escola e por grupos e companhias de dança da cidade. O Theatro 4 de Setembro será o palco da programação do aniversário da Escola de Dança, a partir das 19h, desta quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27. A entrada será produtos de higiene pessoal que serão destinados ao Lar da Criança Maria João de Deus.

 

“Somos a maior escola de dança em número de alunos do Brasil. Aqui, além de reforçar o nome do nosso Estado, oferecemos um ensino de dança de qualidade que forma não apenas bailarinos, mas também professores, coordenadores de apresentações, pessoas que acrescentam ao cenário cultural do Piauí”, destacou Paulo Beltrão, coordenador artístico-pedagógico da Escola Lenir Argento.

 

Atualmente, a Escola de Dança do Piauí conta com 1.150 alunos, que vão de crianças de 7 anos de idade a pessoas da terceira idade. Além do balé clássico, a Escola oferece dança de salão, ginástica aeróbica e dança do ventre. “As turmas de ginástica aeróbica e dança do ventre foram criadas para atender às necessidades das mães dos alunos aqui da Escola, que ficavam ociosas enquanto esperavam seus filhos na aula”, explicou Paulo Beltrão.

 

O método de ensino da Escola de Dança passou por mudanças recentemente. Ao invés da tradicional avaliação por notas, o desempenho de cada aluno é observado e avaliado, sem necessariamente atribuir-se notas a eles. “Substituímos o método de notas pela avaliação do desempenho, da desenvoltura, do condicionamento físico, porque a dança é a arte em movimento e não dá para avaliar a arte por nota”, esclarece o coordenador.

 

Paulo Beltrão reconhece ainda as mudanças positivas que têm acontecido na parte física da Escola de Dança. Agora, as salas de dança contam com piso de madeira, sala de professores e está toda climatizada. “Em 27 anos nunca tínhamos conseguido tantos avanços. A gestão da Bid Lima na Fundac e do Datan Izaká como diretor, aqui, têm sido o diferencial que tem nos permitido melhorar”, pontuou.

 

Apresentações

Para este segundo semestre de 2012, a Escola de Dança do Piauí prepara o espetáculo Lago do Cisne, que será apresentado em outubro e dezembro.

 

Em outubro, as apresentações acontecem nos dias 23, 24 e 26 no Theatro 4 de Setembro e, em dezembro será de 17 a 19 também no Theatro.

 

Estes espetáculos envolverão cerca de 300 alunos durante o espetáculo. “Para envolver o maior número de alunos, alternamos o elenco e em cada apresentação será um elenco diferente”, esclareceu Paulo Beltrão, coordenador artístico-pedagógico.

 

 

Governo do Estado