O Museu do Piauí Casa Odilon Nunes organizou na manhã deste domingo,23, um passeio ciclístico pelos principais pontos históricos da capital. O passeio faz a abertura de uma programação especial que acontece durante toda a semana no museu, a 6ª Primavera dos Museus.
O passeio teve início na Igreja São Benedito, passando pelo Palácio de Karnak, Casarão Eurípedes de Aguiar, Complexo Cultural Praça Pedro II, Casa da Cultura e encerrou no Museu do Piauí. A professora do Colégio Estadual Zacarias de Góis, Liceu Piauiense, explicou a importância desse tipo de iniciativa.
“Nós temos que incentivar a cultura dos museus. Dar uma nova visão e não achar que o museu apenas um local para guardar coisas velhas. Estamos fazendo de uma forma sustentável. Essa é uma verdadeira aula de história a céu aberto”, afirmou a professora.
Para o aluno do primeiro ano do Ensino Médio, Samuel Santos, 16 anos, foi um momento de conhecer mais a história da cidade. “A professora convidou a gente para participar do passeio e acabei aprendendo muitas coisas que não sabia”, conta.
Segundo a diretora do Museu do Piauí e organizadora do evento, Dora Medeiros, a presença de estudantes jovens representa um momento de levar ao debate a conscientização da população sobre a preservação do patrimônio histórico. “Todos os museus estão com uma programação especial. Aqui, tivemos esse momento de aproximar a sociedade e os estudantes da nossa história e de forma sustentável, fazendo um passeio de bicicleta”, comenta.
A Primavera dos Museus é um evento que acontece simultaneamente em todo o Brasil. O objetivo do evento é discussão da importância dos museus e sua função de preservar a memória.
A programação segue nesta segunda (24) com a assinatura do o Acordo Cooperativo Técnico entre a Secretária de Educação e a Fundação Cultural do Piauí (Fundac). O termo visa aumentar a disponibilidade de professores de história e artes para o museu do Piauí
Piaui