• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

cantatagonzaguianaO Globo Repórter, desta sexta-feira, 29, irá mostrar a beleza e a magia das festas juninas brasileiras homenageando o centenário de Luiz Gonzaga.  A equipe do programa especial, visitou várias cidades nordestinas para gravar cenas que serão exibidas hoje à noite. No dia 14 desse mês, eles estiveram em Teresina para gravar o espetáculo “Cantata Gonzaguiana”, que foi apresentado no Adro da igreja São Benedito.

 

“ Este é o segundo ano que realizamos o especial São João do Nordeste, um programa especial e que este ano irá homenagear uma grande figura nordestina, Luiz Gonzaga. E quando tivemos a notícia de que em Teresina uma orquestra uniu erudito com xote, forró, não tivemos nem dúvida de que esse espetáculo deveria ser mostrado para todo o Brasil. É algo diferente e ousado”, disse a jornalista ao Portal da Clube, na época.

 

Nesta Cantata, a beleza dos arranjos do Maestro Aurélio Melo sob a obra incomparável de Luiz Gonzaga são apresentadas com humor, verdade e amor. Um concerto clássico mesclado de elementos nordestinos. O erudito e o popular em processo de fusão. O xote aproximando-se do barroco, o baião flertando com a música renascentista, xaxado e maracatu mudando a roupagem.

 

Completando essa mistura, a própria voz do rei do baião Luiz Gonzaga, emprestada ao nosso artista João Cláudio que, como um solista erudito, protagoniza as melodias que ilustram nosso cotidiano e a riqueza musical do nordeste.

 

O resultado dessas misturas inusitadas é uma alquimia de sons, composta de influências de diferentes matrizes culturais e sonoras, mas sem nunca abandonar o vínculo com as raízes nordestinas. Os violinos aproximam-se do som da rabeca e da sanfona, as madeiras do pífano e toda percussão cria uma levada contagiante de ritmo nordestino protagonizado pelo triangulo e zabumba.

 

O Globo Repórter irá ao ar, hoje à noite, depois da novela Avenida Brasil na Rede Globo.


Portal da clube