• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

isaiascoelhoEm busca da identificação da história negra no estado do Piauí foi realizada na noite dessa quinta-feira, 31, a solenidade de abertura da Caravana da Juventude Quilombola em Isaías Coelho. O evento que é executado pela Coordenadoria Estadual da Juventude em parceria com a Secretaria da Assistência Social e o Grupo Coisa de Nêgo.

 

Para a assessora técnica da Cojuv, Samara Martins, o evento é uma grande conquista para a juventude do Estado, pois esse segmento que antes era tão pouco conhecido agora está tendo vez para lutar por seus direitos. “O encontro é grandioso e vai ter a oportunidade de garantir para esses jovens, palestras e oficinas para contribuir para a formação das comunidades negras dessa região”, conclui.

 

Para o quilombola Marcos Vinícius, esse evento é de grande importância para os quilombos, possibilitando o debate dos anseios das comunidades negras e garantia de projetos que ajudem na garantia de renda, através das oficinas. “A comunidade de Salinas, onde eu estou inserido é a primeira a levar o projeto Cultural Cidadania do Quilombo, patrocinado pela Petrobras, que oferece a oportunidade dos jovens garantirem renda, através de oficinas”, afirma.

 

O quilombola Marcos Vinícius luta pelos diretos dos quilombos e por merecimento foi agraciado pela presidente Dilma Rousseff com uma Medalha de Honra ao Mérito Cultural.

 

De acordo com a prefeita de Isaías Coelho, Espírito Santo, é gratificante para a cidade receber um evento como esse, possibilitando para grandes avanços para as comunidades quilombolas de Isaías e cidades vizinhas. “Agradeço à Coordenadoria Estadual da Juventude pela oportunidade de garantir um momento de execução de políticas voltadas para essa região que tanto necessita de projeto voltados para a juventude”, afirma.

 

Nesta sexta-feira, 1º, a Caravana da Juventude Quilombola abrirá espaço que oportunizará um debate sobre políticas públicas para a juventude no Piauí, influência da cultura negra no Brasil e no Piauí, e políticas para a saúde no povo negro, além de oficinas de estética negra, serigrafia, percussão e dança. O evento acontece até sábado, 2, com a conclusão das oficinas e a entrega dos certificados de 40h para os participantes.


Piaui.pi.gov