• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

minc copy copyO Ministério da Cultura (MinC) estará presente no 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura, a se realizar em Salvador, a partir desta segunda-feira, 28, e término no dia 30, no Teatro Vila Velha.

 

O tema que será abordado pela secretária é Por um Brasil Criativo: reflexões sobre a institucionalização e a construção de políticas públicas para a economia criativa brasileira.

 

A representante do MinC irá apresentar a criação da secretaria, determinada pela ministra Ana de Hollanda no ano passado, em processo de formalização.

 

Segundo a secretária, pensar em economia criativa no Brasil é pensá-la sob quatro premissas: diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social.

 

A SEC lançou no ano passado plano com diretrizes até 2014, em que elencou alguns desafios como a necessidade de levantamento de dados para desenhar as políticas para o setor.

 

Às 11:30h  foi realizado um debate público com mediação da coordenadora geral de Estratégias e Gestão de Ações do Ministério da Cultura, Angela Andrade. Durante os três dias, o seminário vai seguir uma dinâmica de palestras e debates pela manhã e formação de mesas-redondas e grupos de trabalho à tarde.

 

Na terça-feira,  29, às 9:30h, a professora associada do Instituto de Ciências Políticas de Lyon (França), fala sobre O acompanhamento dos atores culturais: que postura e que ferramentas para aquele que acompanha?

 

No último dia, o diretor adjunto e responsável pelas formações do Observatoire de Politiques Culturelles, Jean-Pascal QUILÈS fala sobre A experiência de uma instituição singular: o Observatório de Políticas Culturais (França).

 

Ascom/MinC