• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A jornalista piauiense, Ranielle Leal, lança nesta quinta-feira, 24, às 20:00h, na Casa da Cultura em Teresina, o livro O Olhar e a Palavra no qual analisa o fotojornalismo de José Medeiros na revista O Cruzeiro, veículo em que trabalhou de 1946 a 1962.

 

O livro apresenta fotorreportagens que levaram o fotógrafo ao patamar de pai do fotojornalismo brasileiro. José Medeiros considerado o “poeta da luz” realizou durante o período em que esteve na O Cruzeiro, um trabalho que procurava mostrar um Brasil diferente do que se conhecia até então. Através das suas reportagens fotográficas, os índios do Xingu e os cerimoniais do candomblé ficaram conhecidos em nível mundial. Por outro lado, também buscou valorizar cenas do cotidiano, traduzindo-as em fotografias de rara beleza.

 

A obra é uma realização do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e do ICC- Instituto de Comunicação e Cultura, este criado em 2011 em Teresina e que reúne grandes nomes das artes piauienses como Fátima Campos, Hostyano Machado e Júlio Medeiros, dentre outros. Vale ressaltar que o livro tem o patrocínio da Med Imagem e da Halley.

 

A AUTORA

Ranielle Leal é jornalista formada pela Universidade Federal do Piauí, possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e Mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente trabalha como Coordenadora de Comunicação de Ministério do Estado do Piauí.


Cidade verde