• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

jovannaNo Dia Internacional da Luta Contra Homofobia integrantes do Movimento de Emancipação LGBT de Picos não realizaram nenhuma atividade pública. Durante a data, representantes do movimento estiveram em Brasília e fizeram a Marcha Nacional Contra a Homofobia, realizada na capital federal nessa quarta-feira, 16.

 


De acordo com a líder do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT) em Picos e região, Jovanna Baby(foto), a instituição da data é uma vitória para a livre orientação sexual e fim da violência contra homossexuais. “Chamar a atenção da sociedade brasileira para coibir a violência de gênero é uma forma de garantir os direitos e a igualdade da população”, afirma.

 


Jovanna Baby considera os meios públicos e a imprensa importante ferramenta para divulgar a data e proporcionar reflexão social acerca dos problemas que envolvem a homofobia. 

 


A líder ainda comemora a instituição pelo prefeito Gil Paraibano do dia 17 de maio como Dia Picoense de Combate a Homofobia. “A gente fica muito feliz por Picos ser o segundo município do país a ter um dia dedicado ao combate a homofobia. É mais uma vitória do movimento”, ressalta.

 


O fim do preconceito

O Dia Internacional Contra a Homofobia é comemorado na mesma data em que em 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do seu catálogo de doenças. Experiências realizadas com gays como cobaias vivas feitas pelos institutos médicos e até pelo nazismo nos campos de concentração, deixaram de ter um “caráter científico” e se transformaram em crimes contra os direitos humanos.




Riachaonet