• roma.png
  • vamol.jpg

ibranGestores do setor cultural, estudantes e profissionais de Museologia e áreas afins participaram na manhã desta quarta-feira, 16, da primeira etapa do projeto Conexões Ibram em Teresina (PI).

 

A assinatura de Acordo de Cooperação entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Fundação Cultural do Piauí (Fundac) marcou a abertura do evento, que acontece no Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes.

 

O documento, assinado pelo representante do presidente do Ibram no evento, Luiz Renato Costa, e a presidente da Fundac, Bid Lima, oficializa uma agenda de trabalho pactuada entre o Ibram e o Governo do Piauí para os próximos anos. Para a gestora, a parceria é estratégica para o resgate do setor museal piauiense.

 

“Temos tentando resgatar o setor e trazer de volta a população aos nossos museus, que estavam esquecidos. A criação do Sistema Estadual de Museus e a realização de oficinas de capacitação em 2011 foram um primeiro passo. Com o apoio do Ibram, esperamos enfrentar as dificuldades de gerir esta área e traçar estratégias de financiamento. Através das discussões do projeto Conexões Ibram, vamos abrir nossos campos de trabalho e horizontes”, avaliou.

 

O coquetel de abertura do evento contou com a participação do músico Vagner Ribeiro e o grupo “Valor de Pi”, que se apresentaram no pátio interno do Museu do Piauí e animaram o público presente com canções, danças e expressões tradicionais da cultura popular piauiense, como o reisado e o bumba-meu-boi.

 

Na sequência, o público diversificado assistiu a fala da socióloga Mayra Resende, coordenadora de Produção e Análise de Informação do Ibram. Ela apresentou o programa iMuseus, que busca um maior adensamento de informações sobre o campo museal brasileiro.

 

O Piauí possui hoje um total de 32 museus mapeados pelo Ibram. Destes, apenas 10 são cadastrados. Com cerca de 19% dos museus na capital, é um dos estados com melhor dispersão de museus ao longo de seu território. Melhorar a comunicação entre esses museus e o volume de informação disponível sobre eles são alguns dos desafios locais do setor.

 

A programação do Conexões Ibram no Piauí prossegue durante a tarde com apresentações sobre Plano Nacional Setorial de Museus, Estatuto de Museus e Patrimônio Museológico em Risco, com a participação de técnicos do Ibram.

 

Fundac