Feitas com palha de carnaúba e borracha, o artesanato do povoado Várzea Queimada, localizado na cidade de Jaicós (Piauí), faz parte de exposição em Milão, que vai até o dia 22 de abril. Depois dessa mostra, as peças voltam ao Brasil, e serão colocadas à venda.
As peças foram levadas pelo designer Marcelo Rosenbaum, que coordenou uma equipe de 42 pessoas de oito estados brasileiros e dois de outros países, para desenvolver o projeto A Gente Transforma (AGT), que trabalhou durante 15 dias na comunidade, com capacitação e criação de peças com a população local, gerando renda e inclusão social.
Desse trabalho resultou uma coleção de 30 peças que está exposta em Milão (Itália). "Estar em Milão é uma forma de valorizar esse produto, para que volte ao Brasil com uma posição de destaque", disse Rosenbaum.
Em sua passagem pelo Piauí, o designer disse que escolheu a comunidade de Várzea Queimada pela potencialidade de sua matéria-prima e dos artesãos que já vivem de forma sustentável, respeitando a natureza e produzindo peças belíssimas.
CCom e época