A data, 13 de Março, que é comemorada anualmente, teve em sua programação uma missa na catedral de Santo Antônio, além de um culto de ação de graças na Primeira Igreja Batista de Campo Maior, destinados a homenagear os heróis do Jenipapo. Também ocorreu a entrega das comendas Heróis do Jenipapo, concedida pela Prefeitura de Campo Maior e Mérito Renascença, do Governo do Piauí. Entre os homenageados estavam o cantor e compositor José Quaresma, e o artista gráfico Tupy Neto. A comenda foi entregue para o presidente do Banco Mundial Makhtar Diop.
Estavam presentes no evento o governador do Piauí, Wilson Martins, o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, o senador, Wellington Dias, além de diversos secretários do estado que juntos confirmaram a importância da Batalha do Jenipapo pela independência do Brasil
O prefeito Paulo Martins ressaltou o patriotismo que ele sente sendo cidadão de Campo Maior, assim como o povo do município em relação à coragem que seus conterrâneos tiveram em fazer parte de um exército sem estrutura bélica, mas com intensa vontade de lutar por uma independência da nação. O mesmo falou ainda que nos tempos de hoje a nova luta é contra a independência social do povo nordestino.
O senador Wellington Dias possui um projeto para reconhecer o 13 de março como uma data nacional comemorativa como o dia 21 de Abril (Dia de Tiradentes), que antes era somente uma data comemorada no estado de Minas Gerais e que passou a ser lembrada em todo o país.
“Estamos lutando para ser reconhecido esse marco histórico com a participação obrigatória na representação federal", disse Wellington Dias.
Portal AZ