• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
 O espetáculo da Paixão de Cristo que se realiza há 17 anos na cidade de Floriano- Piauí, conta este ano com 350 atores em cena e 35 técnicos das diversas áreas das artes cênicas. Para enriquecer e valorizar a encenação o grupo de teatro local conta desde 2002 com a participação de atores de projeção nacional, ao longo dos anos já estiveram presentes artistas como, Claudio Herinch, Monica Carvalho, Dalton Vigh, Guilherme Weber, Caio Blat, Manoela do Monte, Camila Rodrigues, Patrícia Wernek, Marco Antonio Gimenez, Ricardo Pereira, Marco Pigossi, Thiago Fragoso e Luciano Szafir interpretando papeis diferentes. Em 2012 já estão confirmados os atores Alexandre Slaviero, Gustavo Leão e Deborah Kalume.


O ator Alexandre Slaviero irá viver o personagem Pilatos, governador romano que por volta de 33 foi enviado para Jerusalém com objetivo de pôr ordem à situação que havia se instalado na região, após a dominação do império romano. Em Jerusalém, Pilatos se depara com situações complicadas que vai desde a revolta do povo da Galiléia com os impostos cobrados por Roma até o surgimento de profetas como João Batista e Jesus nazareno. A situação imposta na trama, que é a maior encontrada na Bíblia Sagrada, leva o governador a lavar as mãos ante o julgamento de Jesus e este é Crucificado.


Gustavo Leão incorpora o personagem Herodes, Rei da Galiléia, que mesmo temendo aos profetas, mas pela imposição de Herodiades sua esposa, termina degolando João Batista, este fato o leva a não condenar Jesus no momento em que este lhe é apresentado para julgamento e manda devolvê-lo a Pilatos. Se não o condenou, também não o libertou, ficando mais confuso e desesperado diante de tanto sangue de profetas que fez derramar.

Deborah Kalume, atriz florianense  está fazendo aulas de dança para interpretar a personagem Salomé, filha de herodiades e enteada de Herodes, busca durante a trama a morte de João Batista e consegue atingir seu objetivo após dançar para Herodes no dia do seu aniversario e este ter-lhe prometido o que ela quisesse.


Deborah reside atualmente no Rio de Janeiro onde participou da sessão fotográfica e gravação de VT no ultimo dia 03/02.
Além das novidades no elenco convidado, o grupo de teatro trás este ano um elenco local experiente e irá realizar para os iniciantes no mês de março uma oficina uma oficina preparatória que envolve trabalho de corpo e voz e busca a aproximação do ator com seu personagem.


O texto foi revisado, pois em anos anteriores o grupo usava os textos do evangelho de Marcos e Lucas, este ano praticamente toda a encenação é baseada na obra de Mateus, a vida pública de Jesus e as passagens pelos Templos da época ficou mais dinâmica e cada cena é marcada pela sua emoção própria, construída com começo, meio e fim, o público que se fizer presente terá a impressão que o espetáculo está sempre reiniciando e chegando ao seu final, a emoção cresce de cena em cena e chega ao seu momento maior na ressurreição de Cristo. O evento acontece dia 07 de abril de 2012, no teatro Cidade Cenográfica em Floriano/PI às 20h.


Com informações do Grupo Escalet