• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
Foram muitas as celebrações que se realizaram nessa quarta-feira de cinzas, após o carnaval, quando se inicia o período da quaresma. Nas igrejas onde ocorreram as celebrações religiosas os templos estiveram lotados.


valdemirferr“A Quaresma é um momento propício para orações, jejum e penitência, por isso, a Igreja diz que é um momento forte e privilegiado de evangelização, e a evangelização é a Luiz da palavra de Deus que nos convida a reavivarmos o dom que há em nós e de sermos discípulos missionários impulsionados pelo espírito santo para a nova evangelização”, foi o que disse o líder da Igreja católica em Floriano, dom Valdemir Ferreira. 



O QUE QUER DIZER "QUARESMA"?

A palavra Quaresma vem do Latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a Ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.


A Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa com a Missa da Santa Ceia, exclusive, isto é, termina antes da Missa da Ceia, ao anoitecer. Com a Celebração da Missa também chamada de Missa da Instituição da Eucaristia (ou Missa do Lava Pés), inicia-se o Triduo Pascal. Com o período da  Quaresma os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, à conversão espiritual,  ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.



O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir.


A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência e conversão.


Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.


Com informações do Canto da Paz