Se não fosse um ato heroico de um canoeiro, o resultado da competição de Canoas a Vela, realizada no domingo, nas águas do rio Parnaíba, em Floriano, talvez o evento teria tido um outro desfecho, possivelmente triste.
Um dos mais experientes canoeiros participantes da competição atrasou um pouco seu percurso ao ver um concorrente cair nas águas e ter dificuldades para retornar para o interior da canoa, pois ele — concorrente — ficou com um dos pés preso no interior do veículo e parte do corpo no rio. O fato ocorreu no percurso, quando todas as duplas concorrentes estavam voltando para a linha de chegada.
O velho canoeiro experiente conhecido como Boiao, um idoso de cerca de 60 anos, que já participou de outras competições náuticas, rapidamente, ao ver a situação, encostou na canoa dos concorrentes e o pegou pelo braço, tirando-o de um possível afogamento e colocando-o fora da correnteza das águas.
A situação, que ocorreu em poucos segundos, somente foi vista depois do evento pelos organizadores por meio de um drone que gravava tudo, desde a largada, percurso e chegada. Ao acompanharem as imagens, muito tempo depois do resultado geral do evento, o Reinaldo José e a sua esposa Huanda Duarte, organizadores, perceberam o ato e resolveram homenagear a dupla que não ficou entre os três primeiros, mas com certeza foi o ato que merece muitos aplausos.
video
Já nesse meio de semana, após ver as imagens do resgate na Regata, os organizadores (Reinado José e Huanda Duarte) resolveram homenagear a dupla de herois - Senhor Boião e o seu companheiro de história o canoneiro Edimar.
video
Um outro fator veio a descoberto depois de tudo: o homem salvo pelo idoso Boiao, é um dos seus cobrinhos que participava do evento.