• roma.png
  • vamol.jpg

Conforme levantamento do Instituto Fome Zero, “o problema da fome não é a falta de alimento”, é, sobretudo, a “dificuldade da população ter acesso a uma alimentação adequada”, no que torna necessário a criação de políticas públicas que possibilitem iniciativas capazes de ampliar e garantir a segurança alimentar para todas as famílias, além de campanhas educativas que promovam a redução do desperdício de alimentos.

Atenta a essa realidade, a Rede SoliVida, numa parceria com a Cáritas Diocesana de Floriano, está desenvolvendo o Projeto ABC dos Direitos Humanos. E, a partir da união de experiências da zona urbana e rural o projeto está transformando vidas na Diocese de Floriano. O objetivo é reforçar a consciência dos direitos humanos, promover a participação política nas comunidades, melhorar a segurança alimentar por meio de acesso a uma renda digna, além de fortalecer o trabalho em rede.

caritas

Dialogando com a cidade e o campo o projeto busca cuidar do meio ambiente através da implantação de sistemas agroflorestais – SAFs. A iniciativa está contemplando 12 grupos de famílias em “hortas comunitárias”, sendo 6 da zona urbana e 6 da zona rural no município de Floriano. O projeto garante insumos necessários, assistência técnica, e a realização de cursos e capacitações voltados para a geração de renda e a importância da participação política.

É importante ressaltar que a experiencia já consegue dialogar com outros setores da sociedade civil organizada, como também órgãos e instituições públicas no âmbito local. Os cursos e capacitações são realizados no Centro de Treinamento o Sosseguinho, que fica na Rod. PI-140, a 5 km do centro da cidade, uma área cedida pela Diocese para servir de experimento do projeto. Veja mais imgens clicando aqui:

Ascom