Quatro jogos movimentaram a 17ª e penúltima rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo do Catar na noite desta quinta-feira. Enquanto o Brasil passeou no Maracanã lotado, Equador e Uruguai venceram e confirmaram presença no Mundial. Assim, resta definir quem irá à Repescagem.
O Brasil goleou o Chile, por 4 a 0, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com a vitória, o já classificado Brasil segue líder, com 42 pontos ganhos. Garantindo a primeira posição das Eliminatórias, independentemente dos resultados da última rodada. Já o Chile ficou com 19 pontos e em sétimo na classificação, precisando de uma combinação de resultados para ir à Repescagem.
Quem avançou mesmo com revés foi o Equador, que perdeu para o Paraguai, por 3 a 1, na Ciudad del Este. Os equatorianos ficaram com 25 pontos e em terceiro lugar, não podendo ser mais ultrapassados pela Colômbia, sexta colocada. Já o time paraguaio assumiu a oitava posição, com 16 pontos, mas já não tem mais chances de ir à Copa. A Colômbia segue sonhando com o Mundial, pois venceu a Bolívia, por 3 a 0, no Metropolitano, em Barranquilla. Os colombianos aparecem em sexto lugar, com 20 pontos. Um ponto atrás do Peru, quinto e atualmente o time classificado à Repescagem. A Bolívia ficou em nono e com 15 pontos, já eliminada.
Por fim, com gol do flamenguista Arrascaeta, o Uruguai venceu o Peru, por 1 a 0, no Centenário, em Montevidéu. O time celeste se manteve em quarto lugar, com 25 pontos, não podendo ser mais ultrapassado pela Colômbia, sexta colocada, com 20. O Peru ficou em quinto, com 21, com vaga ameaçada no Mundial.
futebolinterior