Depois de sofrer uma goleada inesperada para o Ituano, o Santos do técnico Jorge Sampaoli agora tem um placar elástico a seu favor. Nesta quarta-feira, o Peixe aplicou 7 a 1 no Altos, do Piauí, em Teresina, e avançou à segunda fase da Copa do Brasil sem grandes dificuldades. O curioso é que o Santos sofreu um susto no início e saiu perdendo, com gol de Luizão, logo aos cinco minutos. Depois, só deu Peixe: Luiz Felipe, Derlis González, Carlos Sánchez (duas vezes), Alison, Soteldo e Diego Pituca fizeram os gols.
Classificado à segunda fase, o Santos vai enfrentar o América-RN na sequência da Copa do Brasil, em jogo único, ainda sem data definida, mas com mando do Peixe (empate, nessa fase, leva a decisão para os pênaltis) – nesta quarta, o time de Natal empatou sem gols com o Sobradinho-DF e se classificou por ter melhor ranking.
Carlos Sánchez, mais uma vez, foi o melhor do Santos em campo. O uruguaio fez dois gols – um deles uma pintura, por cobertura– e ditou o ritmo do jogo. Ele é um dos homens de confiança de Jorge Sampaoli e foi poupado no fim, substituído por Eduardo Sasha.
O Altos teve duas ótimas chances logo de cara, diante de um Santos desconcentrado. Primeiro, Eder Guerreiro recebeu de Ancelmo e, sozinho, chutou em cima de Vanderlei. Logo depois, Luizão desviou de bico após cobrança de escanteio e abriu o placar. O gol do time da casa acordou o Santos, que não perdoou: Luiz Felipe, de cabeça, Derlis González, Sánchez (duas vezes) e Alison abriram 5 a 1 ainda no primeiro tempo. Na saída do intervalo, o atacante Luizão, otimista, disse que o Altos tentaria "pelo menos buscar o empate".
Com a vaga na segunda fase assegurada, o Santos diminuiu muito o ritmo e levou novos sustos do Altos, mas nada que pudesse alterar o placar. Sampaoli descansou Jean Mota, Derlis e Sánchez, seus três principais jogadores, e testou nomes como Soteldo e Eduardo Sasha. Soteldo ainda deixou seu gol, e Diego Pituca, no fim, definiu o 7 a 1.
GE/PI