Gabriel Barbosa tinha 11 anos quando deu seus primeiros chutes nas categorias de base do Santos, seu clube do coração. Com 16, estreou pela equipe profissional, no jogo que marcou a despedida de Neymar. Com 19, já conhecido como Gabigol, foi vendido por 27 milhões de euros (R$ 98,81 milhões). Com 21, está de volta à Vila Belmiro.
O Santos anunciou nesta quinta-feira a contratação por empréstimo de Gabigol. O Peixe pagará à Inter de Milão cerca de 1,7 milhão de euros pela negociação (R$ 6,6 milhões). O contrato vai até dezembro. A ideia é que ele tenha tratamento de ídolo – tanto que pediu e ganhou a camisa 10, número que usava no clube antes de ser negociado, em 2016 (o hoje palmeirense Lucas Lima era o 20).
No Santos, Gabigol tentará recuperar seu bom futebol. Na Inter de Milão, foi tão mal que acabou sendo eleito "o pior jogador estrangeiro da temporada". Emprestado ao Benfica, foi pior ainda – dispensado seis meses antes do fim do contrato.
Gabigol está no Brasil desde o mês passado, depois de ter sido dispensado pelo Benfica. Ele vinha fazendo treinos físicos apenas. Nos últimos dias, chegou a visitar o CT Rei Pelé para rever amigos. A expectativa é que leve pelo menos duas semanas de treinos com bola até que fique disponível para reestrear pelo Santos. A estreia do Peixe na LIbertadores será no dia 1º de março, contra o Real Garcilaso, no Peru.
FONTE: globoesporte.com