O capitão da primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil, em 1958, Bellini, de 83 anos, faleceu na tarde dessa quinta-feira, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Nove de Julho desde a semana passada e sofria do Mal de Alzheimer há dez anos. No ano passado, ele já tinha ficado dois meses internado. Segundo boletim médico, o ex-zagueiro morreu em decorrência da degeneração causada pela doença.
Nascido em Itapira, onde também foi revelado, atuando pela Itapirense, Bellini voltou para a sua cidade natal, onde constituiu família e viveu até ser internado na semana passada.
Bellini fez história no Vasco. No clube, pelo qual atuou por nove anos, o ex-capitão conquistou o Campeonato Carioca três vezes, em 1952, 1956 e 1958. Pela seleção brasileira, o zagueiro foi campeão mundial em 1958 e 1962. Suas conquistas dentro dos gramados brasileiros renderam-lhe uma estátua em uma das entradas do Estádio do Maracanã.
O ex-jogador também atuou pelo São Paulo entre 1962 e 1967, mas não teve uma passagem tão vitoriosa. Durante os cinco anos que jogou pelo time paulista, não conquistou nenhum título. Já nos últimos anos como atleta jogou também pelo Atlético-PR, antes de encerrar a sua carreira em 1969.
futebolinterior