A terceira rodada do Campeonato Piauiense de Futebol reserva o primeiro clássico da capital nesta temporada. No Estádio Lindolfo Monteiro, nesse domingo, 09, às 17:h, Piauí e Flamengo-PI medem forças num embate que resguarda nada menos do que dois anos de invencibilidade para o rubro-negro. No último confronto, Paulo Moroni, atual treinador do Piauí, ainda no Flamengo-PI, bateu o rubro-anil e conquistou a Copa Piauí em 2013, hoje, na situação inversa, preza pela superação de um elenco em formação para a vitória sobre a tradição da Raposa.
O aproveitamento do Enxuga-Rato nos últimos dois anos é pífio. 14,2% dos pontos jogados foram conquistados contra o adversário desse domingo, sendo que nas últimas sete partidas, em nenhuma o Piauí saiu vitorioso, sendo três empates e quatro vitórias para o Flamengo-PI. Segundo o comandante gaúcho, a fórmula para a quebra do tabu e invencibilidade do rubro-negro neste domingo é a superação. “O que dá resultado, o que faz uma equipe ser vencedora é a capacidade de superação, a consciência de o atleta entrar em campo e saber que vai ter de entregar algo a mais, e estamos nos preparando mentalmente para isso.” – frisou Moroni.
Do legado que carrega após passagens vitoriosas por Parnahyba e Flamengo-PI, aonde nos últimos dois anos conquistou dois estaduais e uma Copa Piauí, estão jogadores como o zagueiro Eridon, seu fiel escudeiro e capitão, o goleador Raphael Freitas, artilheiro da última edição do estadual quando ainda atuava pelo Picos, e o zagueiro Eduardo, este ainda jovem, que aos 23 anos é o provável substituto de Marcos Gasolina, expulso na última rodada, e deve formar a defesa rubro-anil no clássico.
Outra mudança confirmada no treinamento da última sexta-feira, 7, é a estreia do lateral-direito Jorginho, apoiador com vasta experiência local, que deve suprir a grande necessidade do Piauí: as laterais. Nas duas primeiras rodadas, Pablo e Natan foram improvisados como alas na ausência de atletas de ofício, e Jorginho fica com uma das vagas, equilibrando o poderio ofensivo do rubro-anil, defasado e pontuado pelo treinador. “Temos um ataque poderoso com Raphael Freitas e Fabiano, porém, ele sempre precisa estar conversando com os outros setores, e temos uma deficiência nas laterais, o que deve ser resolvido com a entrada do Jorginho, os que haviam atuado ainda são imaturos, jogam adaptados, e isso pode diminuir a rentabilidade dos nossos atacantes, que ainda assim demonstraram sua força com a capacidade de construírem gols dentro de adversidades.” – afirmou o comandante gaúcho.
Dentre as principais preocupações que o adversário pode oferecer, a experiência do atacante Tuta e a harmonia do elenco rubro-negro foram os focos a serem estudados pela defesa do Enxuga-Rato. Individualmente muito bons, com a qualidade para definir uma partida em um lance, Joniel e Jarbas também afligem o setor defensivo do Piauí, e devem ter pouco espaço para trabalhar neste domingo, ao menos essa é a ideia da dupla Eridon e Eduardo, mescla de juventude e experiência no setor mais crítico rubro-anil.
A provável escalação do Piauí Esporte Clube para a partida desse domingo é a seguinte: Lucas é o goleiro, os laterais são Jorginho e Natan, a zaga é protegida por Eridon (C) e Eduardo. No meio de campo, Binha, Diego, Darley, e a armação fica por conta de Adrianinho, o ‘ataque dos sonhos’ do futebol piauiense também está confirmado com Fabiano e Raphael Freitas. O Piauí é o quinto colocado com três pontos, um a menos do que o Flamengo-PI, que ocupa a terceira posição.
portalaz