• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Os titulares do Flamengo, enfim, conheceram a primeira vitória em 2014, e Elano marcou seu primeiro gol com a camisa rubro-negra. Com essa samircombianação, o Flamengo venceu o Friburguense por 2 a 0, em Nova Friburgo, e reassumiu a liderança do Campeonato Carioca com dez pontos conquistados. Já o Friburguense permanece na 12a posição, com três pontos conquistados.

Na próxima rodada, o Flamengo encara o Macaé, domingo, no Estádio Raulino de Oliveira. Já o Friburguense enfrenta o Volta Redonda, um dia antes, no mesmo estádio.

O jogo

Partida à tarde, debaixo de sol, início de temporada. Talvez todos estes fatores tenham contribuído para que o time titular do Flamengo entrasse em campo mais uma vez sonolento. Sem velocidade, disperso e com amplos espaços para o Friburguense.

Para início de partida, o Flamengo foi à frente com tabelas entre André Santos, melhor opção de ataque pelo lado esquerdo, que rolou para Paulinho. Na entrada da grande área, o atacante arriscou um chute que passou à esquerda de Afonso e animou a torcida.

As equipes davam espaços e o jogo era franco. Aos 13 minutos, em cobrança de escanteio na área, Cadão tocou para o gol e Felipe fez boa defesa, no reflexo. Aos 23 minutos, o goleiro rubro-negro apareceu de novo ao evitar o gol do Frizão com segurança em chute de Rômulo.

O Flamengo, lento e sem inspiração, assustava em bolas alçadas à área ou em cobranças de falta. Aos 28 minutos, Elano cobrou falta com perigo, que passou perto do gol de Afonso. Aos 37 minutos, a superioridade técnica do Flamengo falou mais alto. André Santos avançou pela esquerda, cruzou na medida e Samir entrou como uma flecha na área para cabecear para o fundo do gol. Flamengo 1 a 0.

Aos 43 minutos, Felipe ainda fez boa defesa após chute perigoso de Sérgio Gomes pelo lado direito. E os times desceram para o segundo tempo.

Na volta do intervalo, o Flamengo voltou a demonstrar o ritmo lento de início de temporada, cedendo campo para as investidas do Friburguense. Aos nove minutos, Flavinho fez boa jogada pelo lado esquerdo e Marcelo cabeceou rente à trave esquerda de Felipe.

Mas a diferença técnica era tão grande que o Flamengo pouco se sentia ameaçado. Com claros sinais de cansaço, Carlos Eduardo voltou a sentir a vaia dos torcedores que estava no Estádio Eduardo Guinle. Jayme percebeu e sacou o meia-atacante junto de Paulinho, também pouco notado, para as entradas de Gabriel e Alecsandro.

Ao menos o time rubro-negro ficou mais ligado em campo. Aos 23 minutos, a maior atenção foi premiada. André Santos deu passe para Elano pelo lado esquerdo da grande área. O camisa 7 ajeitou o corpo, olhou para o goleiro Afonso, um pouco adiantado, e bateu com perfeição na bola, no canto esquerdo do goleiro. Um belo gol, o primeiro de Elano pelo novo clube. Flamengo 2 a 0.

A partir daí, o time de Jayme de Almeida se acalmou, com a volta da liderança praticamente garantida. O time diminiu o ritmo, mas ainda teve boas chances com Gabriel, em chute perigoso pelo lado direito, e Hernane, em sobra de bola na grande área, que a zaga desviou.

FICHA TÉCNICA:

FRIBURGUENSE 0 X 2 FLAMENGO

Local: Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo (RJ)

Data: 29 de janeiro de 2014, quarta-feira

Hora: 17 horas (de Brasília)

Árbitro: Grazianni Maciel Rocha

Assistentes: Eduardo de Sousa Couto e Gabriel Conti Viana

Público: 3.975 pagantes

Gol: Samir, (FLA) aos 37 minutos do primeiro tempo e Elano (FLA), aos 23 minutos do segundo tempo.

FRIBURGUENSE: Afonso; Sérgio Gomes, Cadão, Bruno e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha (Toshiya) e Rômulo

Técnico: Gérson Andreotti

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Amaral, Muralha, Elano (Rodolfo) e Carlos Eduardo (Gabriel); Paulinho (Alecsandro) e Hernane

Técnico: Jayme de Almeida