O Campeonato Piauiense 2014 mal foi anunciado e as farpas entre River-PI e Flamengo-PI começam a apimentar o duelo particular entre os clubes. Após a divulgação oficial da tabela da competição, o presidente da Raposa, Jankel Costa, externou profunda lamentação com o ordenamento das partidas, sobretudo no tocante ao futuro do adversário no torneio. Para ele, o River-PI pode ter sido favorecido, no primeiro turno, ao disputar apenas uma partida fora de casa.
De fato, a reclamação procede. O Galo estreia no Estadual contra o Parnahyba, dia 26 de janeiro, em Teresina. Na segunda rodada, os tricolores enfrentam o Caiçara, fora de casa, quando então começa a sequência de jogos sem precisar sair de Teresina: 4 de Julho, Flamengo-PI, Cori-Sabbá, Piauí e Barras, todos disputados no estádio Lindolfo Monteiro.
"Se não for favorecimento é incompetência. Os times que jogaram a final deste ano abrem o campeonato seguinte. Isto tira o clima da rivalidade. Sem contar no Rivengo, logo na quarta rodada, sem nada muito definido ainda. Perde o peso do clássico. Esta tabela do jeito que está faz com que o River-PI não se desloque no primeiro turno. O Flamengo-PI não, vai gastar muito mais com viagens. É complicado", braveja o dirigente.
O presidente da FFP, Cesarino Oliveira, contesta o posicionamento rubro-negro. Segundo o dirigente, a tabela foi organizada de maneira democrática e sem a intenção de favorecer quaisquer clubes.
"O Flamengo-PI sempre reclama da tabela. De antemão aviso: ela tenta abraçar cada um dos clubes, sem distinção de poder econômico, história ou torcida. Não há isso de favorecimento", esclarece.
Apesar da indignação rubro-negra, a tabela permanece inalterada e os clubes se preparam para entrar em campo no dia 25 de janeiro, data de abertura do Piauiense 2014.
Fonte: globoesporte.com/pi