A sede por títulos tem crescido na medida em que aumentam as participações em torneios nacionais e, também, internacionais. O Pan-americano de jiu-jítsu rendeu aos atletas do Piauí 23 medalhas, sendo oito de ouro, quatro de prata e 11 de bronze. O recorde absoluto deu maior gabarito a atual geração de lutadores em atuação no estado, segundo avaliação do treinador Alisson Rossi. O torneio foi disputado nos dias 19 e 20 de outubro, em Fortaleza.
"Um resultado destes só vem para confirmar a ótima fase do esporte no Piauí. É uma crescente que vem desde muito antes. O Mundial disputado há alguns meses deu provas desta evolução. Faturamos cinco medalhas com sete atletas na disputa. A tendência é que as duas competições sirvam de incentivo e deem maior gás aos que estão crescendo no esporte",destaca o mestre.
Dentre os medalhistas, Edson Filho pode comprovar nos tatames a teoria defendida pelo professor. O meio pesado foi bronze no Pan-americano e acumulou mais um pódio em um dos anos de maior regularidade da carreira.
"Poderia ir mais longe, mas este terceiro lugar veio com um sabor especial pela dedicação exclusiva que eu e meus companheiros de academia definimos. Errei ao tentar raspar meu adversário na semifinal do Pan e dei brecha para ele encaixar um estrangulamento. Vacilo, mas nada que ofusque nosso desempenho geral”, ressalta.
Fonte: globoesporte.com/pi