• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

caboverdeA seleção de Cabo Verde, que havia se classificado para a fase final das Eliminatórias africanas após terminar na liderança do Grupo B da fase anterior, foi punida com a perda de três pontos por ter escalado um jogador irregular na partida contra a Tunísia, no último domingo, e foi eliminada, vendo suas chances de estrear em Copas do Mundo no Brasil em 2014 serem encerradas.

 

O jogo havia acabado em 2 a 0 para os cabo-verdianos, que assim haviam chegado aos 12 pontos. A Tunísia, que jogou em casa, ficou com 11 e seria eliminada. Porém, segundo o regulamento, o placar foi alterado para 3 a 0 com o erro na escalação de Cabo Verde e a Tunísia se classificou com 14 pontos, deixando os cabo-verdianos com 9, em segundo.

 

Assim, a Tunísia entrará no sorteio da fase final, que ocorre no próximo dia 16, junto com Senegal, Camarões, Gana, Costa do Marfim, Etiópia, Burkina Faso, Nigéria, Egito e Argélia.

 

O erro de Cabo Verde foi escalar o jogador Fernando Varela. ele havia sido expulso no duelo contra Guiné Equatorial e deveria cumprir quatro jogos de suspensão. O problema é que essa partida entre Cabo Verde e G. Equatorial também teve seu resultado alterado pela Fifa, por escalação irregular de um jogador de Guiné.

 

Assim, a federação de Cabo Verde interpretou que todos os fatos ocorridos nesse jogo seriam também anulados - considerado legal a escalação de Varela contra a Tunísia.

 

A federação tunisiana protestou e a Fifa considerou que a escalação era irregular, de acordo com o código disciplinar da entidade.

 

Dessa maneira, apenas Brasil e Portugal, caso consiga a vaga, serão países lusófonos no Mundial de 2014. Todos os outros países, além de Cabo Verde, que falam Português já foram eliminados: Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Macau e Timor Leste.

 

Fonte: UOL