Para quem é a melhor do mundo, ser campeã no seu continente em tese pode ser algo fácil. Não tem sido bem assim com Sarah Menezes, que neste sábado, 20, luta na Costa Rica para melhorar seu retrospecto no Pan-Americano de Judô. Da suas cinco medalhas em torneios nas Américas, só uma foi de ouro.
O único título Pan-Americano de Sarah Menezes, na categoria até 48 quilos, foi em 2010, em El Salvador. No ano passado, no Canadá, ela ficou com a prata após ser derrotada pela cubana Dayares Mestre.
Em Porto Rico, quando lutou na categoria até 44kg, e na Argentina, em 2009 e já com o peso atual, a piauiense ficou com o bronze. O terceiro lugar também foi registrado nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em 2011.
Para se manter no topo do ranking mundial, a campeã olímpica tenta seu segundo título pan-americano sênior. A competição subiu de nível e agora soma 400 pontos para a medalha de ouro. A diferença entre Sarah Menezes e a segunda colocada, a japonesa Haruna Asami, é de apenas 28 pontos.
Na capital São José, Sarah Menezes estreia enfrentando Antonieta Galleguillos, do Chile. Nas quartas-de-final, caso vença a primeira luta, a piauiense terá pela frente Andrea Gomez, da Venezuela, ou Maria Cecília Laborde, de Cuba.
A argentina Paula Pareto, bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008, é a mais provável adversária da piauiense nas semifinais. Já a decisão pode ser novamente com a cubana Dayares Mestre.
cidadverde