Para Luiz Felipe Scolari, o jogo de hoje, às 16:00h, contra a Rússia vale a primeira vitória na sua volta à seleção. Para quem jogar, pode significar uma vaga na Copa do Mundo de 2014.
Isso porque a partida, que será realizada em Londres, é a última com a força máxima antes da convocação para a Copa das Confederações, em junho.
E a experiência recente diz que estar no torneio preparatório para o Mundial é um passo quase certo para também estar na Copa.
Do grupo de 23 jogadores chamados por Dunga para a Copa das Confederações de 2009, nada menos do que 18 também foram convocados para o Mundial da África do Sul.
E o próprio Felipão diz que a competição que será disputada em junho é chave no seu trabalho visando a Copa-2014.
“Vou optar na Copa das Confederações por um grupo e ali sim definir o
estilo que vamos jogar”, falou o treinador durante a atual rodada de amistosos (antes de pegar a Rússia o Brasil empatou com a Itália em Genebra).
Entre os jogadores, o discurso também é tratar a convocação da Copa das Confederações como prioridade. O zagueiro David Luiz, no entanto, alerta que o prestígio de hoje não pode durar para sempre.
“Eu conheço futebol, ele é muito dinâmico. O Felipão tem uma base, mas o que hoje é verdade amanhã pode não ser. O futebol gira muito rápido. São contusões, momentos ruins. E futebol é muito do momento “ disse o jogador do Chelsea, que garantiu que o Brasil será campeão mundial em 2014.
Felipão não confirmou o time para o jogo contra os russos, mas no treino de ontem deu sinais claros, e também depois declarações, que deverão ser mesmo três alterações em relação ao time que empatou contra a Itália.
Na zaga, Thiago Silva volta no lugar de Dante. Marcelo substitui Felipe Luís na lateral esquerda, e, por fim, Kaká ocupa a vaga de Hulk no ataque.
O Brasil é hoje apenas o 18ª colocado no ranking da Fifa. Uma derrota contra os russos, que aparecem no 10º posto, pode fazer a equipe de Felipão, que passou a semana desdenhado dos critérios do ranking, ficar fora do top 20.
BRASIL X RÚSSIA
Data: 25 de março de 2013, segunda-feira
Horário: 16h30 (Brasília)
Local: Stamford Bridge, em Londres, Inglaterra
BRASIL: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Hernanes, Oscar e Kaká, Fred e Neymar. Técnico: Luiz Felipe Scolari
RÚSSIA: Akinfeev; Anyukov, Vasili Berezutski, Ignashevich e Kombarov; Shirokov, Fayzulin, Dzagoev e Bystrov; Kokorin e Kerzhakov. Técnico: Fábio Capello.
ESPN