luisO IV Campeonato Piauiense de Triathlon acontece, no domingo, 17, a partir das 8:00h, na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e na Avenida Raul Lopes. ‘Desaparecido’ há 12 anos do Estado, o torneio reunirá cerca de 50 competidores de Teresina, Piripiri e Floriano.

 

O campeonato contará com as provas de natação (750m), ciclismo (20Km) e corrida (5Km). A primeira será disputada na piscina do setor de esportes da UFPI. Enquanto isso, as provas de corrida e ciclismo, na Avenida Raul Lopes, zona Leste da Capital. A competição será dividida em três baterias cada uma com 16 pessoas. Os competidores estão divididos em seis delas: 20 a 25 anos, 26 a 29 anos, 30 a 34 anos, 35 a 39 anos, 40 a 44 anos e de 45 a 49 anos.

 

Dentre os competidores está Paulo Vitor. O atleta, que este ano conquistou o vice-campeonato do Circuito Cearense de Triathlon, participará do torneio em Teresina como forma de preparação para o Campeonato Brasileiro, que acontece no dia 6 de abril, na Paraíba.

 

- Vai ser um campeonato teste para mim, por que vou ser analisado pela Confederação Brasileira (CBTr), no brasileiro em João Pessoa, que pode me colocar na categoria sub-23, que é um nível muito mais forte – analisa Paulo Vitor.

 

Outro destaque da competição é a partição do atleta Luís Alves. Natural  de Floriano, ele será o único paratleta a disputar a prova. Luís Alves é corredor profissional e já disputou em todo o país na categoria entre 40 a 44 anos.

 

Além dele, a participação das mulheres também foi inusitada. Segundo um dos organizadores do evento, Daniel França, o torneio vai contar com a participação de sete atletas.

 

- Foi surpreendente para nós a  participação delas, por que não esperávamos nenhuma inscrição de mulher. E elas estão bem treinadas e vão fazer uma boa disputa – conta Daniel França, que inclusive, é praticante do triathlon há 20 anos e é recordista no ironman.

 

O Campeonato Piauiense de Triathlon terá encerramento por volta das 10:30h. A premiação será em seguida na Universidade Federal do Piauí.

 

Com informações do G1/PI

Foto: piauinoticias.com