• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

santosSob os olhares do atacante Neymar, o Santos voltou a conquistar a Copa São Paulo de futebol júnior depois de 29 anos. Com uma vitória por 3 a 1 sobre o Goiás, nesta sexta-feira, no Pacaembu, a equipe litorânea faturou seu segundo título da competição.

 

Os gols santistas foram marcados por Pedro Castro, de pênalti, Neilton e Giva. Arthur descontou para o clube goiano. A final foi acompanhada por 25.172 espectadores. O torneio sempre é encerrado no dia 25 de janeiro, data de aniversário da capital paulista.

 

Esta foi a quarta decisão disputada pelo Santos, quem além dos troféus erguidos em 1984 e em 2013, ficou com a segunda colocação em 1982 e 2010.

 

Destaque da semifinal contra o Palmeiras, o atacante santista Neilton ganhou a vaga de titular ao lado de Giva, que voltara de suspensão. A dupla ofensiva esteve sumida em boa parte do primeiro tempo. Em duas oportunidades claras, Giva errou o alvo.

 

Principal jogador do Goiás, o goleiro Paulo Henrique foi exigido em arremates de média distância. A equipe alviverde era dominada pelo Santos, mas conseguia neutralizar as investidas do rival paulista, até que duas bobeadas da zaga definiram o placar da etapa inicial.

 

Na primeira, aos 33min, o lateral santista Emerson recuperou uma bola na área adversária que parecia perdida. Ele disputou o lance contra dois oponentes e caiu. O árbitro assinalou a penalidade, convertida por Pedro Castro. O goleiro Paulo Henrique quase defendeu.

 

Quatro minutos depois, o zagueiro Felipe perdeu a bola, Neilton arrancou livre e deu um leve toque para superar o goleiro do Goiás. Assim, a equipe da Baixada Santista foi com uma boa vantagem para o vestiário.

 

Na volta do intervalo, o técnico Augusto César, do Goiás, foi ousado ao sacar o defensor Allef para a entrada do atacante Arthur. A ousadia deu resultado logo no início da etapa final.

 

O próprio Arthur diminuiu o prejuízo com um chute cruzado. E a alteração poderia ter sido mais eficiente aos 7min, quando o zagueiro santista Walace cometeu um pênalti, desperdiçado pelo meia Linker.

 

Além de não ter empatado o duelo, o Goiás sofreu um baque mais forte aos 17min. Após desperdiçar duas boas chances no primeiro tempo, o atacante Giva não perdoou na terceira oportunidade e ampliou a vantagem do clube litorâneo.

 

O técnico Claudinei Oliveira, do Santos, ainda fez duas alterações em seu time, mas o resultado não foi aletrado. Desta maneira, o clube praiano pôde comemorar pela segunda vez o título da Copa São Paulo.

 

Astro da equipe principal, o atacante Neymar participou da premiação, assim como o presidente da CBF, José Maria Marin, que no ano passado pegou a medalha do goleiro corintiano Matheus Caldeira.

 

 

Folha online