Os representantes da seleção brasileira na disputa da Copa do Mundo de 2006 agora são objetos de cobiça no mercado da bola. Nomes como Dida, Lúcio, Gilberto Silva e Robinho viraram o grande centro das atenções neste final de ano. Além disso, jogadores como Ronaldinho e Zé Roberto fecham 2012 em alta, com contratos renovados e com a conta bancária em alta.
Dos 23 convocados para Mundial de seis anos atrás, 17 jogadores ainda estão em atividade. Destes, três já movimentaram o mercado: Gilberto Silva trocou o Grêmio pelo Atlético-MG, Juninho Pernambucano não renovou com o Vasco e partiu para atuar no New York Red Bulls, dos Estados Unidos, e Lúcio rescindiu o contrato com a Juventus para acertar com o São Paulo.
Os três chegam em alta nos novos clubes. Gilberto Silva mudou de posição, foi para a zaga e era um dos nomes mais importantes para a defesa do Grêmio. Juninho deixa o Vasco com o mesmo status de ídolo que tinha quando acertou sua volta ao clube e vai para solo norte-americano para ser mais um dos nomes para alavancar o futebol no país. Já Lúcio chega ao Morumbi celebrado como o novo xerife da defesa tricolor.
Outros dois nomes daquele time de 2006 também aparecem em alta no mercado. Depois de um bom Campeonato Brasileiro pela Portuguesa, o goleiro Dida renasceu para o futebol brasileiro e já parece estar bem próximo de um acerto com o Grêmio. Ele também atraiu o interesse do Vasco. Já Robinho aparece como o grande alvo de cobiça do momento. Atualmente no Milan, o atacante é sonho de consumo do Santos e também já apareceu na lista de especulados de times como o São Paulo.
Kaká também é um dos nomes daquela seleção que aparece como sonho de consumo no Brasil. O meia, porém, parece ser um alvo bem mais irreal. Ele ainda tem bom mercado na Europa e possui uma altíssima multa rescisória para deixar o Real Madrid, que não está nem um pouco propenso a liberá-lo por empréstimo.
Dentre os que não mudarão de equipes em 2013, dois meio-campistas aparecem com muito destaque. Zé Roberto e Ronaldinho fizeram excelentes temporadas e renovaram seus contratos com Grêmio e Atlético-MG, respectivamente. Os dois ficam em seus times e também seguem nos braços da torcida.
Veja a situação dos jogadores da Copa do Mundo de 2006:
DIDA – Fez boa temporada pela Portuguesa e é alvo de Grêmio e Vasco
ROGÉRIO CENI – Segue como grande nome do São Paulo
JÚLIO CÉSAR – Acertou com o Queens Park Rangers no começo da temporada europeia
CAFÚ – Aposentado
CICINHO – Caiu com o Sport, mas deve ficar no time pernambucano em 2013
ROBERTO CARLOS – Aposentado
GILBERTO – Aposentado
LÚCIO – Acaba de acertar com o São Paulo
JUAN – Voltou ao Inter este ano e vai permanecer para a próxima temporada
LUISÃO – Segue defendendo o Benfica (POR)
CRIS – Deixou o Lyon depois de muitos anos e acertou com o Galatasaray (TUR)
ÉMERSON – Aposentado
ZÉ ROBERTO – Renovou o contrato e segue com moral no Grêmio
GILBERTO SILVA – Acaba de troca o Grêmio pelo Atlético-MG
MINEIRO – Defende o Koblenz, da quarta divisão alemã
KAKÁ – Sem muito espaço no Real, é sonho de consumo em vários times do mundo
RONALDINHO GAÚCHO – Renovou contrato e está em alta no Atlético-MG
JUNINHO PERNAMBUCANO – Deixou o Vasco para acertar com o New York Red Bulls
RICARDINHO – Aposentado
RONALDO – Aposentado
ADRIANO – Rescindiu com o Flamengo e está sem clube
ROBINHO – É o grande nome do mercado nacional, mas tem contrato com o Milan, que não pretende liberá-lo
FRED – Campeão brasileiro, é um dos grandes ídolos do Fluminense
Espn