A jogadora de vôlei Sheilla Castro e o ginasta Arthur Zanetti, ambos medalhistas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres neste ano, foram os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta de 2012. Em busca do bicampeonato, a piauiense Sarah Menezes, também campeã olímpica, se contentou com outras duas homenagens concedidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador da festa dessa terça-feira, 18, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Sheilla Castro ajudou o Brasil a conquistar o bicampeonato olímpico no vôlei de quadra. A seleção estava desacreditada e se classificou com a última vaga na fase classificatória. A atuação da oposto foi considerada decisiva para a virada da equipe, que superou as favoritas uma a uma e venceu o torneio.
De família humilde, Sarah Menezes foi uma das primeiras nordestinas a conquistar medalha olímpica e a primeira judoca brasileira a obter o ouro no evento. Ela também concorreu com Yane Marques, bronze no pentatlo moderno em Londres, outra conquista inédita para o esporte brasileiro.
Em 2009, quando a votação era apenas pela internet, uma campanha maciça ajudou Sarah Menezes a desbancar a lutadora de taekwondo Natália Falavigna e a nadadora de maratonas aquáticas Poliana Okimoto, esta favorita ao prêmio. Após a polêmica, o COB mudou os critérios de escolha, destinando peso de 50% para a votação online e a outra metade aos votos de um júri técnico.
Dessa vez, a derrota de Sarah Menezes contraria até mesmo a crítica especializada. Apesar da disputa acirrada com Sheilla, a piauiense era apontada como favorita, tendo vencido outros prêmios concedidos pela imprensa esportiva. Entre eles o "Melhores do Esporte", do jornal O Estado de São Paulo, que reuniu a opinião diversas. Na categoria Destaque Feminino, a piauiense recebeu 57% dos votos dos especialistas e 49% dos internautas.
A própria Sheilla Castro disse antes de entrar no teatro, em entrevista a um canal de TV, que não estava confiante na conquista do prêmio. Em 13 edições, ela é apenas a quinta atleta de esportes coletivos a receber a honraria.
Mesmo sem o bicampeonato, Sarah Menezes não saiu da festa de mãos abanando. Ela e os demais medalhistas olímpicos foram homenageados pelo COB por suas conquistas em 2012. Além disso, a piauiense levou o troféu de melhor atleta do judô brasileiro no ano.
cidadeverde