Novembro é o mês em que se comemora a semana da consciência negra, na qual o país sedia encontros e discussões sobre o tema nas universidades e no legislativo. Por outro lado, artistas que integram a modalidade esportiva mais verde-amarelo do mundo, a capoeira, mostram os seus talentos num grande encontro no Teatro do Boi a partir do dia 12 de novembro. É o início do VI Jogos Abertos de Capoeira Zumbi dos Palmares, promovido pela Oficina de Capoeira Ginga Piauí do Teatro do Boi.
A Oficina de Capoeira do Teatro do Boi é mantida pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e atende mais de 100 jovens de diversas regiões da capital, integrando-os à arte e ao esporte, já que a capoeira é uma mistura desses dois elementos.
O encontro deste ano reunirá grupos de várias cidades do Piauí e traz alguns convidados, mestres do Pará, Maranhão e Ceará. Além disso, terá batizado com troca de cordas e graduação de capoeiristas. "Teremos mais de 20 grupos participantes e mais de 250 competidores de todo o Piauí. Será um momento de integração entre os grupos e onde os capoeiristas se avaliam, percebem como está seu grupo e os outros", explica o mestre Diogo, coordenador do evento, que terá entrada franca.
Programação:
Dia 12 de novembro (segunda-feira):
Congresso Técnico e Aulão Aberto de Capoeira com a presença dos mestres convidados do nosso e de outros Estados do Brasil, às 19h no Teatro do Boi;
Dia 13 de novembro (terça-feira):
Batizado;
Troca de cordas e roda de confraternização (Teatro do Boi) às 19h;
Dia 14 de novembro (quarta-feira):
Oficina de confecção de instrumentos de percussão (atabaque) no Teatro do Boi, às 19h, com o mestre Tambor de Palmas - TO;
Dia 15 de novembro (quinta-feira/feriado):
VI Jogos Abertos "Zumbi dos Palmares" (Teatro do Boi) às 07h30min e premiação dos jogos.
acessepiauí