Foi um sucesso o Desafio da Primeira Capital. Participaram 80 ciclistas de várias cidades do Piauí e do Maranhão. A prova de mountain bike valeu como penúltima etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike, evento homologado pela Federação De Ciclismo do Piauí – FCICLOPI. Os ciclistas eram de Altos, Teresina, Floriano, Oeiras, Picos, Uruçuí, de São João dos Patos e Barão de Grajaú, essas duas últimas cidades maranhenses. O grande nome da prova foi novamente do atleta de Altos Lindomar Ferreira, que chegou em primeiro lugar na categoria Elite, com folga, com o tempo total de 1h44min. Se adversário, o atleta de Teresina Kleison Pereira, fez o tempo de 1h49min. No feminino, destaque para a atleta Antonia Luíza, conhecida por Pituíba, quue é da cidade de Barão de Grajaú, no Maranhão.
O sol forte e a baixa umidade, aliado à vegetação seca e espinhosa marcaram a etapa. Nos três pontos de hidratação colocados estrategicamente no percurso quase não foi suficiente para tanta sede dos participantes. A prova largou por volta das 8 horas da manhã da frente da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, símbolo da colonização do Estado, já que começou a ser construída ainda no século XVII. Após um deslocamento de menos de um quilômetro, os atletas partiram em arrancada para o trecho cronometrado de 46 km para as categorias Feminino, Elite, Júnior, Su-30, Master A-1 e A-2 e Master B-1 e B2. Para a categoria Turismo, que contou com 17 inscritos, o percurso foi de 26 km. Nesta categoria, a prova não valia pontos e serviu apenas para integrar novos atletas ao esporte. A organização distribuiu prêmios de R$ 3.500,00, além de medalhas para todos os participantes.
A prova foi super organizada e contou com o apoio logístico da Prefeitura de Oeiras e de órgãos de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal, que deram o apoio aos atletas nos trechos de BR. O evento foi idealizado por Paulo Fernandes e Último Campos Reis. O diretor técnico foi Márcio Braz Filho. Uma ambulância com paramédicos ficaram de prontidão em uma ambulância.
“Eu só achei difíceis os primeiros quatro quilômetros, mas a prova estava muito boa, trechos de média e alta velocidade e minha média mais alta foi de 54,6 km/hora. Estou feliz, pois já sou campeão piauiense de mountain bike por antecipação”, disse a fera, que também foi o campeão piauiense de 2011, com um feito incrível, afinal das sete etapas da temporada passada, Lindomar venceu todas de ponta a ponta. Este ano, a fera de 35 anos, auge da carreira, comemora outros títulos dentro e fora do Estado, como a Copa N-NE de Ciclismo em São Luís-MA, em duas categorias, a circuito e contra-relógio.
No Feminino, apesar de não ter ganhado a prova em primeiro lugar, a atleta Carmem Castro, de Teresina, também já está com o título de campeã piauiense nas mãos. Para a última etapa, o Rally 40 Graus – em novembro, ela só precisa completar a prova em qualquer posição. “A prova estava boa e só não rendi mais porque estou com uma forte gripe”, disse a personal trainer, que compete também com o marido, Alberto Barreto (Master A-2), que também é personal trainer. O destaque foi o grande número de estreantes da prova da equipe Pedal Picos. É a primeira vez que eles participam de uma competição de MTB e só para o este desafio foram inscritos 12 atletas, a maioria preferiu o percurso da categoria turismo.
Os florianenses também não fizeram feio na etapa. Participaram quatro atletas da Princesa do Sul e dois deles conquistaram a primeira colocação. Manoel Dionísio (à direita), na Sub-30, e Adelmar Andrade, na Master A-2. Adelmar disse que pratica o esporte há cinco anos, mas esta foi a sua primeira competição oficial. “Muito boa prova, bem sinalizada. Pretendo continuar competindo”, disse o monitor de uma escola particular, de 36 anos.
O presidente da FCICLOPI, George Augusto Rodrigues, elogiou a organização da prova e adiantou que a prova tem tudo para fazer parte do calendário piauiense de 2013. “Foi uma prova bastante organizada e muito técnica. Para 2013, caso essa atual diretoria seja reeleita, essa prova tem tudo para fazer parte do calendário, assim como pretendemos levar o campeonato para vários municípios”, destacou.
Fotos: Márcia Cristina/Aldeia
Contatos: (86) 9988-5050
Da redação