O cubano Oreydi Despaigne viveu um dia de Mike Tyson e foi eliminado nas oitavas de final do judô na categoria meio-pesado (até 100kg), nesta quinta-feira, 02,nas Olimpíadas de Londres 2012. Isso porque ele perdeu a esportiva e mordeu o dedo do uzbeque Ramziddin Sayidov durante a luta.
A cena no dojô foi curiosa: após levar a mordida, Sayidov não escondeu a irritação e surpresa com a situação ao mostrar para os juízes o dedo que havia sido mordido pelo seu adversário.
Os árbitros se reuniram e decidiram pela desclassificação de Despaigne por atitude antidesportiva. O cubano ficou inconformado e tentou explicar ao judoca do Uzbequistão que tudo não passou de um acidente. Todavia, era tarde demais: a decisão já havia sido tomada.
A situação remete ao boxe profissional e à histórica revanche entre Mike Tyson e Evander Holyfield, em junho de 1997, quando Tyson, nocauteado na primeira luta com o rival, mordeu ambas as orelhas de Holyfield, irritado com uma cabeçada acidental que abriu um corte em seu supercílio. Mike Tyson foi desclassificado no terceiro round e Holyfield manteve o título mundial dos pesos-pesados.
G1