O Flamengo deu um importante passo para chegar à final do Campeonato Piauiense. Jogando no Estádio Lindolfo Monteiro em Teresina, na noite dessa quarta-feira, 27, o clube rubro-negro foi seguro na defesa e letal nos contra-ataques e goleou o Comercial por 4 a 1 no primeiro jogo das semifinais do estadual. A vitória do Flamengo começou a ser construída aos 21 minutos do primeiro tempo, quando o lateral direito Bruno Paraíba cruzou para a área, a defesa comercialina afastou mal e Flavinho aproveitou a sobra para bater firme e fazer 1 a 0. Oito minutos depois, o rubro-negro quase ampliou: em rápido contra-ataque, Samuel foi acionado pela esquerda e cruzou na medida para Ítalo, que, sozinho dentro da pequena área, cabeceou para fora, perdendo uma chance inacreditável.
A chance desperdiçada não abalou o Flamengo e o time chegou ao seu segundo gol aos 37 minutos, quando Luiz Henrique recebeu passe de Célio, enganou a defesa comercialina e bateu da entrada da área para acertar o canto direito de Neto e fazer 2 a 0. A alegria da torcida rubro-negra aumentou dois minutos depois, quando o mesmo Luiz Henrique recebeu bola nas costas da defesa do Comercial, avançou livre em direção à área adversária, driblou o goleiro Neto e bateu para o gol vazio, ampliando o placar para 3 a 0.
Assustado com a eficiência rubro-negra, o Comercial diminuiu o placar no final do primeiro. Aos 43 minutos, Zé Rodrigues aproveitou confusão dentro da área, driblou o goleiro Robson e bateu para diminuir a derrota para 3 a 1.
Depois de um primeiro tempo em que quase nada deu certo, o Comercial voltou para a etapa final disposto a empatar a partida e pressionou o time rubro-negro durante os cinco minutos iniciais, mas uma lambança do goleiro Neto jogou por terra a reação comercialina. Aos sete minutos, Alemão recuou para Neto e o goleiro do Bode se enrolou e acabou tocando com a mão na bola. O árbitro Francisco Pereira de Lima Júnior marcou tiro livre indireto dentro da área e, na cobrança, Luiz Henrique rolou e Ítalo mandou para as redes, fazendo 4 a 1.
Atrás no placar, o Comercial seguiu correndo atrás de gols e chegou bem perto aos 33 minutos, quando Alison aproveitou sobra do escanteio e, dentro da pequena área, chutou para um verdadeiro milagre do goleiro rubro-negro Robson. Cinco minutos depois, foi a vez do goleiro comercialino Neto fazer uma intervenção milagrosa, depois de Samuel cruzar e Ranielson bater de primeira.
No finalzinho da partida, já aos 46 minutos, Jeferson Pipoca arriscou da entrada da área e Robson fez mais uma grande defesa na meta rubro-negra, deixando o placar em 4 a 1.
Com a vitória, o Flamengo pode perder por até dois gols de diferença no jogo da volta que ainda assim se classifica para a final do Campeonato Piauiense. Já o Comercial precisa vencer por três gols de diferença para chegar à sua terceira final consecutiva do estadual. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, 04, em local ainda não definido pela Federação de Futebol do Piauí (FFP). Antes disso, o Bode entra em campo pela Série D, onde enfrenta o Sampaio Corrêa, no domingo, 1º, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís.
Ficha técnica: Flamengo 4 x 1 Comercial
Local: Estádio Lindolfo Monteiro, Teresina
Data: 27 de junho de 2012
Horário: 20h
Árbitro: Francisco Pereira de Lima Júnior
Assistentes: Carlos Lustosa Filho e Rogério de Oliveira Braga
Gols: Flavinho, Luiz Henrique (2) e Ítalo; Zé Rodrigues
FLAMENGO: Robson; Bruno Paraíba, Marcelão, Wildinho e Samuel; Célio, Zuza, Bruno Potiguar (Batata) e Flavinho; Luiz Henrique (Darlan) e Ítalo (Ranielson). Técnico: Oliveira Canindé
COMERCIAL: Neto; Cleiton (Jeffson Lopes), Alemão e Alison; Barata, Fábio Ubajara, Jonas, Romano e Ismael (Jeferson Pipoca); Juary (James) e Zé Rodrigues. Técnico: Fernando Polozzi
Portal da clube