Vencer ainda não é um verbo que Flamengo e Ponte Preta podem conjugar no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro vive momentos de crise de resultados, de identidade e futuro de incertezas. Sem conquistar uma vitória desde o dia 15 de abril, quando venceu o Americano por 3 a 1 pelo Carioca, a equipe de Joel Santana continua mal, não evolui. Na noite dessa quarta-feira, a Macaca foi melhor a maior parte do tempo, vencia por 2 a 1 até os 48 minutos da etapa final, mas não soube segurar o placar. Vagner Love, praticamente no último lance do confronto do estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, decretou o empate por 2 a 2, pela terceira rodada. O confronto teve público pagante de 5.365 torcedores e renda de R$ 110.417,00.
Mais do que a discussão em torno de Ronaldinho Gaúcho, que deixou o clube e foi para o Atlético-MG, o Flamengo e Joel Santana estão no foco dos questionamentos. Com o empate, a equipe carioca ocupa a 11ª colocação, com três pontos. Em três jogos, foram três empates. A Ponte está em 14º, com dois, e também corre atrás do primeiro triunfo.
A pressão sobre Joel só tende a aumentar. Depois das eliminações na Libertadores e no Carioca, e de ter ficado um mês sem jogar, além de mais uma pausa de dez dias, o treinador não conseguiu dar um padrão tático ao time. Apesar de tudo, ele gostou do que viu em campo:
- Não fizemos uma atuação de gala, mas nos dá a impressão que a equipe está voltando a ser aquela que nós gostaríamos de ver, com garra, luta - disse Joel na entrevista coletiva.
Pelo lado dos donos da casa, muita reclamação para cima do árbitro Wagner Reway por causa do escanteio que originou o lance do gol de empate nos acréscimos:
- Não entendo isso. Colocam dois bandeiras atrás dos gols e eles não enxergam nada. Foi tiro de meta claro para nós, no lance de origem do segundo gol. O que é que eles estão fazendo ali atrás? - esbravejou o goleiro Edson Bastos
Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Coritiba, no Engenhão, no sábado. A partida será às 18:30h. No domingo, a Ponte Preta visita o Figueirense, no Orlando Scarpelli, às 18:30h.
Globoesporte.com