O Timbu venceu o Porto por 2x0 na noite desta quinta-feira (07.03), nos Aflitos, em jogo válido pela 15º rodada do estadual. Com o resultado, a equipe alvirrubra permanece na 3º colocação do campeonato, isto porque Salgueiro e Sport venceram seus jogos e mantiveram a liderança e vice-liderança, respectivamente. Os gols da equipe foram marcados por Dorielton e Siloé, na etapa final de jogo.
O Jogo
O Náutico entrou com uma postura totalmente ofensiva para o duelo contra o Porto. O treinador Waldemar Lemos optou pela formação 4-3-3, com Siloé, Dorielton e Tiuí no comando de ataque. O treinador resolveu suprir as ausências de Souza e Lenon, suspensos automaticamente, promovendo a entrada de Philip e Auremir no setor de meio-campo. O meia Eduardo Ramos também ficou de fora devido à uma virose. Na zaga, o jovem Léo assumiu a responsabilidade ao ser escalado para fazer dupla com Marlon.
No começo da partida, uma chance de cada lado em faltas cobradas na área. Pelo Timbu, Marquinho cobrou pela direita, mas o goleiro Romero, bem colocado, fez a intervenção. Pelo Gavião, Aírton, ex-Náutico, alçou na área, e Kiros quase alcançou a bola que passou raspando em sua cabeça.
Aos 19 minutos, o lateral-esquerdo alvirrubro, Jefferson, arriscou uma bomba de fora da área e o grandalhão Kiros desviou de cabeça para escanteio. Após o esquinado, Siloé subiu mais que todo mundo e cabeceu para o gol, Romero fez grande defesa. Derley foi outro que tentou pegar Romero desprevenido num chute fora da área, mas o goleiro, mais uma vez bem colocado, defendeu sem problemas, no centro do gol.
Aos 25 minutos, em mais uma bola jogada na área do Gavião, o zagueiro Marlon cabeceu firme e Romero defendeu com segurança. No último lance de perigo do primeiro tempo, o "coringa" alvirrubro, Auremir, fez bela jogada pela direita, foi à linha de fundo e chutou forte, a bola sobrou nos pés do zagueiro adversário, que afastou o perigo.
No intervaldo da partida, Bizu, eterno ídolo da torcida alvirrubra, entrou em campo para receber uma placa comemorativa pelos serviços prestados ao Náutico. Justa homenagem!
Na volta para a segunda etapa a equipe do Porto sofreu alteração. O técnico Adelmo Soares, que fazia sua estreia pelo Gavião, resolveu tirar Fabinho para entrada de Robertinho.
Mas foi do Timbu a primeira oportunidade da etapa final. Após boa triangulação do ataque Timbu, Tiuí cruzou rasteiro da linha de fundo, mas a bola não chegou a Siloé, que entrava livre na área, pois o zagueiro do Gavião entrou de carrinho, colocando para escanteio.
Depois foi a vez do estreante Léo, o zagueiro subiu de cabeça, após um cruzamento de escanteio cobrado por Marquinho, e Romero praticou um milagre ao espalmar em cima da linha. Aos 18 minutos, o lateral-esquerdo Aírton, que jogou a Série B ano passado pelo Timbu, recebeu em boas condições, mas finalizou na rede pelo lado de fora.
O Náutico respondeu dois minutos depois, Siloé enfiou boa bola para Dorielton que, dentro da área, matou no peito e girou pro gol, finalizando forte, rasteiro, no canto esquerdo de Romero. Náutico 1x0 Porto.
O segundo gol não demorou a sair. Em uma jogada linda, iniciada no campo de defesa, Derley saiu em alta velocidade, passou por dois marcadores, driblou Romero, e Siloé, que estava próximo ao lance, mesmo caído no gramado, conseguiu empurrar para as redes. Náutico 2x0 Porto.
O gol deu certa tranquilidade à equipe alvirrubra que conseguiu administrar bem a partida naquele momento. O Porto tentava fazer um jogo equilibrado, mas o Náutico levava perigo nos contra-ataques.
Após o segundo tento, o treinador Waldemar Lemos resolveu fazer algumas mudanças na equipe, tirando o autor do gol, Dorielton, para a entrada de Douglas Santos. As expulsões do lateral-esquerdo Aírton e do zagueiro Onildo facilitaram mais ainda as coisas para o Timbu.
O time continuou no ritmo intenso nos contra-ataques. Em um deles, aos 40 minutos, o atacante, Henrique, que havia entrado na vaga de Siloé, recebeu na entrada da área e bateu cruzado, Romero mais uma vez bem colocado, defendeu em dois tempos. Placar final nos Aflitos, Náutico 2x0 Porto.
Ficha do jogo
Náutico: Gideão; Marquinho, Marlon, Leo e Jefferson; Auremir, Derley, Phillip e Dorielton (Douglas); Rodrigo Tiuí (Graciano) e Siloé (Henrique). Técnico: Waldemar Lemos.
Porto: Romero; Baiano, Onildo, Sandro Miguel e Airton; Rodolfo Potiguar, Vágner Rosa, Jeferson Renan (Emanuel) e Marcos Vinícius; Fabinho (Robertinho) e Kiros. Técnico: Adelmo Soares.
Local: Aflitos. Horário: 20h. Árbitro: Gleydson Leite. Assistentes: Paulo Steffanello e Clóvis Amaral. Gols: Gols: Dorielton, aos 19, e Siloé, aos 21 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Vágner Rosa, Jéferson Renan, Marcos Vinícius, pelo Porto e o florianense Philip, pelo Náutico. Expulsão: Aírton (POR) e Onildo (POR) Público: 9.418. Renda: R$ 71.370.
clubenautico