Fluminense e Vasco entram em campo nesta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Na última década, as equipes têm mostrado equilíbrio nos clássicos e devem manter o retrospecto parelho para buscar a vaga na decisão da Copa.

Entre 2015 e 2025, as equipes se enfrentaram 30 vezes e o Vasco leva ligeira vantagem, com 51,1% de aproveitamento, enquanto o Fluminense soma 41,1%. Ao todo, são 13 vitórias do Gigante da Colina, sete empates e dez triunfos do Tricolor das Laranjeiras.
Poucas decisões Apesar de se enfrentarem rotineiramente no Campeonato Brasileiro e no Carioca, Fluminense e Vasco só tiveram três duelos decisivos na última década, todos pelo Estadual. As partidas mantiveram o equilíbrio do clássico, com duas vitórias cruzmaltinas e um triunfo tricolor.
Na época, o Campeonato Carioca era dividido entre as Taças Rio e Guanabara, além da fase final com os campeões das taças e os melhores desempenhos gerais. Em 2017, o Fluminense bateu o Vasco por 3 a 0 na semifinal do Estadual, enquanto o Gigante da Colina deu o troco em 2018, vencendo por 3 a 2. Em 2019, o time de São Januário conquistou a Taça Guanabara em cima do Tricolor das Laranjeiras. A equipe venceu por 1 a 0, com gol de Danilo Barcelos.
Fases distintas Nesta temporada, Fluminense e Vasco terminaram o Campeonato Brasileiro em fases completamente opostas. Enquanto o Tricolor das Laranjeiras, sob o comando de Luis Zubeldía, fez grande reta final de torneio, terminando na quinta colocação, com a vaga direta nos grupos da Libertadores, o Cruzmaltino derreteu no fim do ano. A equipe de Fernando Diniz não vence há oito jogos, acabou em 14º lugar no Brasileirão e precisa vencer a Copa do Brasil para se classificar ao torneio continental.
Fluminense x Vasco | Copa do Brasil (semifinal - ida) Data e hora: Quinta-feira (11/12), às 20h (de Brasília) Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Gazeta esportiva
(FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)