O Palmeiras enfrenta o Santos nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, defendendo um tabu que já dura oito anos. A única derrota do Verdão para o Peixe em seu estádio aconteceu em 30 de setembro de 2017, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro daquela temporada.

Naquele jogo, no 1000º clássico da história do Palmeiras, o Santos venceu por 1 a 0, com gol de Ricardo Oliveira.
O Palmeiras, então comandado por Cuca, foi a campo com Fernando Prass; Mayke, Luan, Juninho e Zé Roberto (Thiago Santos); Tchê Tchê, Jean (Guerra), Moisés e Dudu; Willian (Borja) e Deyverson.
O Santos de Levir Culpi começou com Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison, Matheus Jesus e Jean Mota (Serginho); Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira (Kayke).
Retrospecto favorável Desde aquele confronto, os rivais se enfrentaram nove vezes, entre Paulistão e Brasileirão, com amplo domínio alviverde: foram oito vitórias e um empate. O duelo mais recente aconteceu em 7 de abril de 2024, pelo jogo de volta da final da competição estadual, quando o Palmeiras venceu por 2 a 0 e ficou com o título.
O Verdão também acumula uma sequência de seis vitórias consecutivas sobre o Santos no Allianz Parque. A última vez que não saiu vencedor em casa foi em 23 de fevereiro de 2019, quando as equipes empataram em 0 a 0, pelo Paulistão.
Apesar do longo tabu, o Peixe levou a melhor no último encontro entre os clubes pelo Brasileirão: em 2023, venceu o Palmeiras por 2 a 1 na Arena Barueri, em jogo com mando alviverde. Situação das equipes Agora, o Palmeiras tenta se apoiar nesse retrospecto positivo para manter a liderança do Campeonato Brasileiro. O time soma 65 pontos, um a mais que o vice-líder Flamengo. Já o Santos ocupa a 16ª colocação, com 33 pontos — dois acima do Vitória, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.
Gazeta esportiva
Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press