O Botafogo já está na Bolívia onde enfrenta o Aurora nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio Félix Capriles, pela segunda fase da Conmebol Libertadores 2024. Último classificado desta edição da competição, a equipe boliviana é considerada uma grande zebra.
Mas foi assim que os "Guerreros Celestes" começaram o torneio. Na fase anterior, a equipe de Mauricio Soria enfrentou o Melgar e se classificou apesar do favoritismo dos peruanos. Essa é a primeira vez que o Glorioso enfrenta um time boliviano na história da Libertadores.
No futebol local, o Aurora é um time que gosta de jogar em transição. Usando uma linha de cinco na defesa, a equipe gosta de acelerar o jogo quando recupera a bola. Quem analisa o estilo é o jornalista Gabriel Caero, editor de esportes do diario Los Tiempos, de Cochabamba.
- Aurora é uma equipe bastante vertical e o técnico Mauricio Sario tenta ter uma escalação ofensiva. Porém, não descuida de ter um bom controle de bola na defesa e no meio-campo.
A equipe de Cochabamba terminou a última edição do Campeonato Boliviano na quinta colocação e se garantiu na Libertadores pelo ranking anual, em que foi o 4º colocado, após o Bolívar conquistar os dois títulos (copa e campeonato) da última temporada.
A grande força dos celestes, de acordo com Caero, é o sistema defensivo que "sem dúvidas tem jogadores práticos e que resolvem". Ofensivamente, no entanto, o grande problema da equipe é na hora de finalizar as jogadas.
- A grande debilidade é que em alguns momentos peca na definição - completou.
Entre os destaques da equipe estão o goleiro David Akologo, os zagueiros Luis René Barbosa e Nelson Amarilla, o volante Carlos Sejas e o atacante Jair Reinoso. O último deles chegou a jogar com Romário nos Estados Unidos.
A classificação do Aurora contra os peruanos foi com drama. Com direito a dois expulsos e dois gols anulados da equipe adversária já nos acréscimos da partida. Gabriel Caero não acredita em um time retrancado contra o Botafogo.
- Aurora vai ser ofensivo na partida, mas sem descuidar da defesa. Pode avançar alguns metros em busca de manter o equilíbrio.
Os clubes fazem a partida da volta na próxima quarta-feira (28), às 21h30, no Estádio Nilton Santos. Quem vencer encara quem classificar entre Águilas Doradas e Bragantino na terceira fase, última antes dos grupos.
GE
Foto: Jorge Abrego/EFE