O Fluminense se despediu de sua torcida antes de partir para o Mundial de clubes com derrota na noite desta quarta-feira, no Maracanã. Em noite de Luisito Suárez, o Grêmio bateu o campeão da Libertadores por 3 a 2, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Em seu último jogo com a camisa do Grêmio, o atacante uruguaio deu show e marcou dois gols. Galdino completou o placar para o Grêmio, enquanto John Arias e John Kennedy marcaram para o Flu.
Com a vitória, o Grêmio alcançou a vice-liderança do Brasileiro, terminando a competição com 68 pontos. Já o Tricolor carioca terminou a competição nacional na sétima colocação, com 56 pontos.
O jogo O duelo no Maracanã começou sem muita movimentação e concentrado entre as duas intermediárias. O cenário foi mudando e, de olho na tabela de classificação, o Grêmio tomou a iniciativa, se aproveitando do fato de que o Fluminense não marcava a saída de bola e dava espaço.
A primeira grande chance da partida foi da equipe gaúcha. Aos 13, Reinaldo fez bela jogada pelo lado esquerdo da área, próximo à linha de fundo, e cruzou do outro lado. Suárez bateu de primeira e a bola passou rente ao travessão após quicar no chão.
O Flu só respondeu aos 21, em jogada de contra-ataque. Cano recebe de Arias na meia-lua, ajeita e bate no ângulo de Caíque, que desviou para escanteio com a ponta dos dedos.
O Grêmio tinha maior volume de jogo mas o Flu era sempre perigoso nos contra-ataques. Aos 31, falha na saída de bola gaúcha e Martinelli fica com a bola. Ao tentar o drible sobre Rodrigo Ely na entrada da área, o zagueiro gremista bota a mão na bola. Pênalti que Arias cobrou e abriu o placar, aos 33 minutos.
O duelo seguia equilibrado quando aos 43 o Grêmio chegou ao empate. Contra-ataque rápido do Tricolor Gaúcho, Villasanti acionou Luís Suárez, que rompeu todo o campo do Flu sem marcação, entrou na área, driblou Caíque e mandou para o fundo da rede.
Dois minutos depois, veio a virada. Novo contra-ataque em velocidade, Suárez recebeu na esquerda e cruzou do outro lado para Carballo, que tentou o chute e foi desarmado. Galdino ficou com a sobra na entrada da área, cortou para o meio e bateu de canhota no canto de Fábio.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Diniz alterou o esquema de jogo ao tirar a dupla de zaga formada por Nino e Felipe Melo para as entradas do volante Thiago Santos e do atacante John Kennedy. Mas foi do Grêmio a primeira chance da etapa final. Mal a bola rolou, Ferreira avançou em velocidade e toca para Pepê. Livre, o volante tentou o chute colocado mas errou o alvo e mandou pela linha de fundo.
Aos 15, Villasanti puxa o contra-ataque e lança Suárez na direita. O uruguaio faz miséria, tira Thiago Santos e André da jogada e toca para Ferreira do outro lado. O camisa 10 do Grêmio é barrado por Guga e o árbitro marca pênalti. Suárez bate com direito a cavadinha e faz 3 a 1 para o Tricolor Gaúcho.
Com dois gols de desvantagem, o Flu partiu para cima em busca do gol. Com John Kennedy em noite inspirada, o Tricolor não deixou de acreditar. Aos 21, o camisa nove fez um carnaval na defesa gremista e mandou um balaço. Caíque defendeu mas deu o rebote e Cano, livre, cabeceou para fora, aos 21.
Aos 35, John Kennedy fez jogada de craque e deixou Reinaldo, Kannemann e Rodrigo Ely para trás e bateu de canhota para diminuir a vantagem gaúcha.
O Flu lutou até o fim em busca do empate mas o Grêmio soube aguentar a pressão para garantir o resultado.
gazetaesportiva