• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Santos derrapou no Campeonato Brasileiro no momento mais delicado possível. Os maus resultados nas cinco últimas rodadas da competição 'ajudaram' o time a ser rebaixado pela primeira vez em sua história de 111 anos.

santosrebaixdo

Nos cinco compromissos finais do Peixe no Brasileirão, foram dois empates (São Paulo e Botafogo) e três derrotas consecutivas (Fluminense, Athletico-PR e Fortaleza), com cerca de 13% de aproveitamento e dois gols marcados e nove sofridos . Ainda, segundo dados levantados pelo Sofascore, a equipe cedeu dez chances claras de gol para os adversários e criou apenas sete - desperdiçando cinco delas.

A última vitória do Santos no torneio nacional havia sido o 1 a 0 contra o Goiás, fora de casa, no dia 9 de novembro, com gol do atacante Julio Furch nos minutos finais. O resultado levou o time para o 13º lugar com 41 pontos, na 33ª rodada, e numa posição confortável para sacramentar a permanência nas rodadas seguintes. No entanto, uma grande derrapada foi fatal e levou o clube para a Série B de 2024.

Como se não bastasse a primeira queda para a segunda divisão na história, o Peixe ainda pode sofrer punições pela confusão generalizada que aconteceu na Vila Belmiro antes mesmo do apito final. Com o segundo gol do Fortaleza, nos acréscimos, bombas começaram a ser soltadas nos entornos do estádio. Após o fim do jogo, vândalos atearam fogo em carros e ônibus na Baixada Santista e, dentro da Vila, cadeiras foram jogadas no gramado, além de depredações gerais como grades e tentativas de invasão os vestiários.

Os próximos dias do Santos também prometem ser agitados. Neste sábado, acontecem as eleições para definir o próximo presidente do clube, que governará pelo triênio de 2024 a 2026. Cinco candidatos registraram suas respectivas chapas e concorrem ao cargo: Marcelo Teixeira, Ricardo Agostinho, Wladimir Mattos, Rodrigo Marino e Maurício Maruca. O mandatário vigente, Andres Rueda, não tentará a reeleição.

gazeta esportiva