• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0, no Maracanã, e carimbou a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Um resultado que lava a alma, tanto da torcida quanto do elenco, que vinha sendo criticado e sofria com alguns problemas internos. Melhor ao longo dos 180 minutos, o Rubro-Negro confirmou a classificação com mais ímpeto do que técnica, além de um jogo coletivo muito consciente.

arrasca

Ao contrário do que se viu na partida de ida, em que o Flamengo marcou no campo de ataque e tentou forçar erros do Fluminense, a equipe de Jorge Sampaoli ficou mais retraída. Tudo fazia parte da nova estratégia de dar a bola para o time de Fernando Diniz e buscar o gol em jogadas rápidas de transição e bolas aéreas. Os dois tentos do Rubro-Negro, inclusive, vieram nesses moldes.

Antes de falar dos gols em si, é momento de exaltar as atuações de alguns atletas que vinham sendo criticados. Apesar de erros bobos no passe, Thiago Maia foi soberano no meio-campo, se entregou e fez grande partida. Pulgar e Gerson completaram a grande noite do setor com atuações coesas na defesa e boas chegadas ao ataque. O camisa 20, inclusive, teve a chance de marcar, mas parou em Fábio.

A defesa, personificada no trio de zagueiros, também foi bem. David Luiz voltou a apresentar bom futebol e conseguiu "parar" o artilheiro Germán Cano, enquanto Jhon Árias foi contido por Léo Pereira e Fabrício Bruno. Mesmo com 72% de posse de bola do Fluminense, o sistema defensivo do Flamengo voltou a não ser vazado, em nove finalizações cedidas.

O jogo desta quinta-feira é realmente um daqueles que contraria a estatística. Mesmo em noite mais defensiva, o Flamengo foi mais efetivo nas finalizações, com cinco arremates ao gol contra dois do rival. Deu a posse de bola ao Fluminense e esperou a hora certa de se lançar ao ataque. Arrascaeta foi decisivo novamente, e Gabigol voltou a marcar em clássicos. Ainda deu tempo de Everton Ribeiro desfilar seu futebol após período afastado por lesão e quase marcar um golaço.

O mais importante, contudo, foi ver a postura dos jogadores do Flamengo. Ao contrário do que aconteceu nas últimas partidas em que o elenco foi criticado de maneira merecida, o Fla-Flu viu um Rubro-Negro aguerrido, disputando cada dividida como se fosse a última. A torcida, sentindo o bom momento, apoiou incondicionalmente e fez linda festa no Maracanã. Ao todo, foram quase 70 mil presentes.

O pós eliminação será de euforia, mas o grande desafio do Flamengo é justamente conseguir manter a consistência apresentada na série contra o Fluminense. Entre a ida e a volta, a equipe de Sampaoli fez jogos muito abaixo da expectativa, empatando com o modesto Ñublense, pela Libertadores, por exemplo. Um triunfo como esse, no entanto, pode ser a virada de chave que o time precisa. O Rubro-Negro volta a campo na segunda-feira para enfrentar o Vasco da Gama, no Maracanã.

Lance

Foto: Armando Paiva / LANCE