• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O Bahia começa a Série A 2023 flertando com a zona de rebaixamento. Com cinco derrotas em oito jogos disputados, o Tricolor aparece na beira do Z-4 com a mesma pontuação do Goiás, mas com saldo de gols melhor. Ainda assim, é um dos piores início de competição do time baiano na era dos pontos corridos.

renatopaiva

Até aqui, na Série A 2023, o Bahia tem duas vitórias, um empate e cinco derrotas (sete pontos e 29% de aproveitamento). Com dez participações na Série A dos pontos corridos com 20 clubes, o time igualou 2012, até então ano do pior início de campanha.

A boa notícia é que, em 2012, o Bahia conseguiu escapar do rebaixamento. A má notícia é que o Tricolor de 2023 tem campanha inferior a 2014 e 2021, últimos anos de rebaixamento para a Série B. Explicações

O Bahia só pontuou contra equipes que, neste momento, estão na zona de rebaixamento da Série A: vitórias sobre Vasco (18º) e Coritiba (20º) e empate com o Goiás (17º). As derrotas foram para Botafogo (1º), Bragantino (10º), Flamengo (7º), Internacional (13º), Santos (12º) .

Em entrevistas coletivas, o técnico Renato Paiva tem pedido paciência e pontuado a formação de um novo elenco, com a contratação de 19 novos jogadores. Na ocasião, o investimento foi superior a R$ 80 milhões - equipe só gastou menos que Flamengo e Vasco.

Paiva também avalia que o Bahia foi melhor na maior parte dos jogos, mas pecou nas conclusões a gols.

  • Estamos na oitava jornada. Estamos começando um projeto novo. As pessoas querem o Bahia de 1988. Não é assim. Vai ser daqui a um, dois, três anos. Não é já. Se fosse já seria um milagre com 20 jogadores novos. Perdemos para o Bragantino onde nunca se ganhou, para o líder Botafogo, para o Flamengo da forma que perdemos, para o Santos no pior jogo da temporada.
  • "Para mim, nenhum adversário foi superior a nós, a não ser o Santos e o Bragantino em algum momento. Nos outros, olhos nos olhos, algumas vezes melhor, algumas vezes pior", explica Paiva.

O treinador ao menos vai ter um tempo para voltar a se preocupar com o Campeonato Brasileiro. O time volta a campo nesta quarta-feira, contra o Santos, pela Copa do Brasil, na Arena Fonte Nova, às 19h (de Brasília). No jogo de ida, as equipes empataram sem gols na Vila Belmiro.

GE

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia / Divulgação