• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Holanda confirmou sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar como primeira do Grupo A ao vencer a frágil seleção anfitriã, já eliminada, por 2 a 0, nesta terça-feira, no estádio Al-Bayt, em Al Khor. Os gols foram marcados por Cody Gakpo e Frenkie de Jong (49) em um jogo em que os holandeses não enfrentaram dificuldades.

holandaoitavas

Com esta vitória, a Holanda fecha a fase de grupos com 7 pontos, seguida pelo Senegal que venceu o Equador por 2 a 1 no mesmo horário no Estádio Internacional Khalifa e se classificou como segundo.

Os holandeses vão enfrentar na próxima fase o segundo colocado do Grupo B, em que Inglaterra, Irã, Estados Unidos e País de Gales decidem as duas vagas nesta quarta-feira.

Já o Catar decepcionou sua torcida e terminou a competição com nenhum ponto conquistado e apenas um gol marcado (na derrota por 3 a 1 para o Senegal), um recorde negativo para um país-sede.

Para garantir a classificação, a Holanda só precisava vencer ou empatar. Até mesmo perdendo os holandeses poderiam avançar, dependendo do resultado da outra partida, que foi disputada no mesmo horário.

O atacante do Barcelona Memphis Depay, que se recuperava de uma lesão na coxa, fez sua primeira partida como titular.

O técnico Louis van Gaal já havia dado minutos a Depay contra o Equador (1-1) e Senegal (vitória por 2-0).

Nesta terça-feira, Depay jogou no ataque - em um esquema 3-5-2 - ao lado de Cody Gakpo, destaque nos dois primeiros jogos, com dois gols marcados.

Do lado do Catar, o técnico espanhol Félix Sánchez não fez grandes alterações, mantendo no gol Meshaal Barsham, titular desde o segundo jogo.

As arquibancadas do estádio Al-Bayt, o mais afastado de Doha, exibiam lugares vazios pouco antes do jogo, com uma tímida presença da torcida holandesa.

Um grande número de torcedores do Catar, muitos vestidos com a tradicional Dishdasha (traje típico dos homens) foram chegando já com a partida iniciada. O público total foi de 66.784 espectadores.

AFP