• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O lançamento do maior evento de integração e divulgação das ações institucionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) já possui data marcada para 2020. O Seminário Integrado da UFPI (SIUFPI) terá sua solenidade de lançamento realizada nesta quarta-feira (09), às 16h30, no formato 100% on-line.

A segunda edição do SIUFPI foi preparada no contexto da pandemia do Covid-19, que determinou medidas de enfrentamento como o isolamento social, cuja estrutura se encontra centrada na apropriação das Tecnologias da Informação e Comunicação, o que representa mais um desafio a ser superado pela comunidade acadêmica da Universidade. Nesse sentido, a expectativa é que cada um, na sua área de competência, participe efetivamente desse processo, que vai além das fronteiras da UFPI e chega à sociedade piauiense, que tem reconhecido a Universidade como importante Instituição conectada com as ações do estado do Piauí.

O objetivo da Universidade com a criação do SIUFPI é intensificar a integração do ensino médio, técnico e superior com as atividades de pesquisa, extensão e assistência estudantil. Ademais, tem-se a perspectiva de integrar, de forma harmônica, os diversos Campi da UFPI, criando a possibilidade de desenvolvimento de uma programação pautada nas peculiaridades locais, considerando as competências das equipes locais, demonstradas ao longo desta caminhada.

Confira aqui a programação completa da cerimônia de lançamento.

 

Sobre o SIUFPI

A UFPI vem cumprindo, ao longo de seus quase 50 anos, a relevante missão de contribuir com o desenvolvimento do estado do Piauí, desempenhando com competência as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que constituem o tripé constitucional de atuação da universidade brasileira. Neste contexto, além de formar profissionais qualificados, a UFPI vem produzindo e transferindo conhecimento, voltado para a nossa realidade, mesmo diante de cenários desafiadores no âmbito social, político e econômico da realidade contemporânea do Brasil.

Durante algumas décadas, como forma de mostrar para a sociedade as ações desenvolvidas na UFPI, eram realizados eventos no decorrer do ano com vasta programação, que mobilizaram a comunidade acadêmica, contemplando as áreas de ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, porém, concentrados na grande maioria no Campus Senador Petrônio Portela, em Teresina.

Em 2018, após avaliação da estrutura organizacional dos Seminários de Iniciação Científica (SIC) e o de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI), foi decidido pela Administração Superior descentralizar os Seminários vinculados à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), que passariam a ocorrer simultaneamente, no mesmo período, em cada campus, os quais desenvolveriam sua programação, respeitando as particularidades locais. Ainda nesse ano, os Seminários SIC e SDTI foram realizados concomitantemente com o Seminário de Extensão e Cultura, também descentralizados, constituindo o embrião do SIUFPI.

Assim, o SIUFPI teve sua primeira edição criada e realizada em 2019, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, nas dimensões do ensino superior e dos colégios técnicos da UFPI, tornando-se o maior momento de integração e divulgação das ações institucionais das diferentes unidades acadêmicas e administrativas da UFPI.

A programação, então, desta primeira edição do SIUFPI foi constituída por dez eventos que ocorreram de forma concomitante, nos campi de Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos, no período 19 a 22 de novembro, a saber: V Encontro de Iniciação à Docência; II Seminário de Residência Pedagógica; VI Seminário de Assistência Estudantil; XXVIII Seminário de Iniciação Científica; XI Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; III Seminário de Pós-Graduação do CPCE; Encontro de Ações de Iniciação Científica do EBTT; IX Seminário de Extensão e Cultura; Prêmio UFPI de Dissertação e Tese 2019; e o I Workshop da Pós-Graduação.

É importante destacar o sucesso alcançado com a realização do SIUFPI 2019, contando com a participação de toda comunidade da UFPI, com a apresentação dos resultados obtidos durante o período de vigência das bolsas e projetos que normalmente contemplam o período de agosto do ano anterior a julho do ano de realização do evento.

Ufpi