• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Alternativas como celular e TV ajudam a acompanhar as aulas a distância

estudaemcsA pandemia do novo coronavírus modificou a rotina dos estudantes pelo Brasil. Com o isolamento social adotado como prevenção ao vírus, as aulas presenciais tiveram que ser suspensas, pegando muita gente que não tinha contato com o ensino a distância – da educação básica ao ensino superior – de surpresa.  Mesmo tendo se passado mais de três meses desde o início do distanciamento social, muitos estudantes ainda passam por dificuldade para acompanhar as aulas online.

Entre tantos os motivos que prejudicam os alunos, está falta de ferramentas tecnológicas, como um computador e internet wi-fi.  Este é o caso da graduanda em Publicidade e Propaganda, Andresa Gomes, de 24 anos. “Estou sem computador em casa, por isso tenho que acompanhar as aulas pelo celular da minha mãe. A tela é pequena e meu rendimento caiu muito”, conta.

Diante dessa dificuldade, algumas dicas podem facilitar o acesso aos conteúdos mesmo sem ter as melhores tecnologias. Nem todo mundo sabe, mas existem algumas formas de usar o celular para projetar as aulas na televisão. Confira algumas dessas maneiras e bom estudo!

Ativando a função espelhamento

Em alguns modelos de celular, existe a opção chamada de “espelhamento”. Quando ativada, usa a TV da casa como monitor do celular. Aparelhos do Google permitem espelhar a tela do Android na televisão via Wi-Fi. Já no caso do iPhone (iOS) é necessário ter uma Apple TV para reproduzir a imagem do display via AirPlay.

Smart TVs de fabricantes como LG e Samsung possuem a função de gerar na tela o que está sendo reproduzido no celular. Na ausência dessa opção no aparelho móvel, também há opção de baixar de graça um aplicativo de espelhamento.

Usando o cabo USB

Diversos modelos modernos de televisão têm entrada USB. Essa é uma conexão direta com o celular por meio de um cabo. Com TV e celular conectados é possível ver arquivos que estão no celular sendo exibidos na televisão. Para isso, o dispositivo móvel precisa estar desbloqueado e com a tela ligada.

Usando o cabo HDMI

Na ausência de conexão Wi-Fi, saiba que é possível usar o cabo HDMI para conectar o celular diretamente à TV. O acessório pode ser comprado pela internet.

Usando transferência sem fio

Na ausência de cabos USB e HDMI é possível conectar o celular à TV por meio de transferência sem fio. Os acessórios mais conhecidos para essa finalidade são o Google Cast e Miracast. A desvantagem está na necessidade de ter conexão Wi-Fi e o preço que é um pouco elevado.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil