• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O presidente do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, Antônio de Almendra Freitas Neto, e o diretor técnico da instituição, Delano Rocha, participaram esta semana de uma videoconferência coordenada pelo governador do Estado, Wellington Dias. A pauta da reunião virtual foi a retomada segura das atividades econômicas no Piauí.

Participaram também do encontro, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Fiepi; das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Planejamento; e da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí.

Divulgação

Na ocasião, Freitas Neto e Delano Rocha destacaram a imensa dificuldade enfrentada pelo setor produtivo, em especial pelos pequenos negócios, que são bastante relevantes para a economia do Piauí, mas estão sufocados e se mostram cada vez menos capazes de resistir à crise, que já dura mais de três meses e ocasionou o fechamento definitivo de cerca de 12 mil micro e pequenas empresas no Estado.

“O Sebrae está à disposição do poder público para colaborar no que se fizer necessário para uma retomada segura. Mas está também irmanado com os pequenos negócios para que essa retomada ocorra o quanto antes. E esse diálogo de hoje é importante para que possamos discutir com o Governo do Estado uma saída para a reabertura das empresas”, pontuou o presidente do Conselho do Sebrae no Piauí.

Ainda segundo Freitas Neto, a paralisação foi necessária, mas a reabertura, obedecendo aos protocolos exigidos, é mais que urgente, na medida em que deve contribuir para mitigar os efeitos da crise econômica que será sem precedentes. “Importante também frisar que os protocolos, por mais necessários que sejam, não podem ser muito burocráticos e dispendiosos para não inviabilizar, na prática, o funcionamento de muitas empresas”, destacou.

Divulgação

Para ajudar os empresários nesse processo de retomada, o Sebrae no Piauí tem ofertado consultorias gratuitas tanto de Remodelagem de Negócios, como de Comunicação Visual, de Transformação Digital e de Boas Práticas Higiênico-Sanitárias contra a Covid-19. Além de consultorias tecnológicas, são realizadas ainda consultorias gerenciais, capacitações e atendimentos para atender o máximo de demanda dos pequenos negócios.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, o isolamento social é uma medida que atendeu a uma emergência inicial, mas que já não tem a adesão esperada e não está funcionando eficientemente, principalmente nas periferias e nas cidades do interior do Estado. “A reabertura controlada e com os acompanhamentos devidos dará mais resultado para a saúde pública, sendo também bastante benéfica para a economia”, comentou Rocha

O governador do Estado, Wellington Dias, disse estar ciente das dificuldades enfrentadas pelos pequenos negócios, destacando sua preocupação com o setor econômico, bem como o acompanhamento diuturno dos dados de saúde pública. “Esperamos que, daqui para frente, possamos seguir rumo a reabertura segura das atividades. O que fizemos até agora é para não corrermos o risco de retroagir nas medidas de flexibilização”, afirmou o governador.

Para saber mais sobre as ações do Sebrae no Piauí, especialmente as focadas na retomada das atividades, os interessados podem acessar o site www.pi.sebrae.com.br; ligar para a Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800; ou ainda manter contato pelo WhatsApp (86) 9 9583-4586.


Graça Batista -