• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Foi com atividades que proporcionassem a integração de toda a comunidade escolar, como, festival de paródias, comemoração do dia do abraço e manhãs de convivência com pais e alunos, que a direção do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Padre Joaquim Nonato Gomes percebeu uma redução de 80% nos casos de buylling na escola.  

 

O plano de ações intitulado como "Combate ao Bullying e ao desrespeito", que contém todas as atividades colocadas em prática no último ano, foi um dos 7 premiados do prêmio Boas Práticas e Gestão Escolar. O Ceti concorreu pela primeira vez com mais 17 planos de todo o país.   

 

Agora, todo o material elaborado pelo será publicado e disponibilizado como e-book na plataforma da Elos Educacional, empresa de consultoria na área que, em parceria com o programa Formar, da Fundação Lemman, realizou o concurso a fim de motivar essas boas práticas no dia a dia das comunidades escolares.   

 

"Para a equipe do Ceti Padre Joaquim Nonato foi uma grande alegria ter nosso plano de ação selecionado pelas boas práticas de Gestão Escolar. As atividades realizadas trouxeram muitos resultados positivos para nossa vida escolar e melhorou bastante o clima escolar. Toda a comunidade se envolveu e recebeu com a alegria o resultado", disse o diretor, professor Antônio Gomes Filho. 

 

O Ceti Padre Joaquim Nonato Gomes, localizado no bairro Morada Nova, na zona sul de Teresina, tem atualmente 293 alunos do ensino fundamental matriculados. 

 

Os gestores da escola tiveram a ideia de trabalhar com um plano de ações que combatesse o buylling após observar uma grande quantidade de episódios registrados pelo Mobieduca.me, plataforma de monitoramento do rendimento escolar desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).  

Todas as atividades relatadas no plano de ação foram desenvolvidas com a equipe de gestores e professores do Ceti junto com os alunos do 5º e 6º ano, mas todos participaram das atividades propostas, inclusive os pais dos estudantes. 

 

"O trabalho continua vivo, pois todos os dias somos responsáveis por semear o amor e uma cultura de valores que gere respeito em nossa escola. Agradecemos à Seduc pela parceria com a Elos educacional que nos proporcionou o curso Gestão para Aprendizagem", agradece o diretor do Ceti. 

 

 

Mais duas escolas da rede pública estadual tiveram seus trabalhos selecionados. O Centro de Ensino Fundamental (Cefti) Pequena Rubim concorreu ao prêmio com o plano "Melhoria da leitura e resolução de situações problema no Ensino Fundamental" e o Ceti João Mendes Olímpio de Melo com o plano de ação "Melhoria da leitura e compreensão textual dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental". 

As práticas escolhidas são fruto do curso Gestão para a Aprendizagem, oferecido pela Elos Educacional em parceria com o programa Formar. As escolas elaboraram um Plano de Ação e o implementaram, tendo como foco diferentes temáticas que fazem parte dos desafios cotidianos de muitas das escolas públicas brasileiras. No plano era importante conter situações que retratassem o Protagonismo Juvenil, além do envolvimento de toda a comunidade escolar.

seduc