• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

seminarioEncerrando o terceiro dia do Seminário de Preparação para os Gestores Estaduais, a auditora de controle externo do TCE/PI Liana de Castro Melo Campelo, diretora da DFAE (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual), falou sobre “Prestações de Contas dos Órgãos Perante o TCE/PI”.

Liana mostrou de forma didática os prazos, documentos, tipos de prestações de contas e instruções normativas que os gestores devem fazer para não ficaram inadimplentes junto ao TCE/PI.


A diretora do DFAE ainda apontou as principais inconsistências encontradas nas prestações de contas, como: ausência de extratos bancários; ausência de inventário patrimonial; inventário patrimonial incompleto; utilização indevida da opção “sem movimento”; atraso na entrega dos documentos; e documentos enviados com informações incompletas.

“A transparência do gestor público começa com a prestação de contas, feita em tempo hábil e de forma correta. Por isso é importante preparar tudo com antecedência, observando bem os anexos dos sistemas do TCE, que explicam exatamente o que nós queremos para avaliar as contas públicas”, destacou Liana de Castro.

 

OUTROS TEMAS

A primeira palestra do dia foi do auditor de controle externo do TCE, Alex Sandro Leal Sertão, que ministrou o tema “Reforma da Previdência e o Impacto no Serviço Público”.


Em seguida, o auditor governamental da CGE/PI, Kilmer Távora Teixeira, abordou as “Transferências Voluntárias”. O auditor governamental da CGE/PI, José Viveiros da Silva, falou sobre as peculiaridades do E-Social.

O Seminário de Preparação para Gestores Estaduais, que foi iniciado na última segunda-feira (03), foi realizado pelo TCE-PI em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE-PI).

 

TCE PI